Em comemoração à Semana Nacional de Segurança no Trânsito, o TransÔnibus – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu – promoveu ontem uma ação educativa em Transitópolis, a mini-cidade de trânsito localizada em Mesquita, que faz parte do Programa Criança Viva. Estudantes da rede pública de ensino de Nova Iguaçu aprenderam noções de cidadania no trânsito, meio ambiente, defesa civil, entre outras.
A mini-cidade de trânsito recebeu também dois palhaços que divertiram as crianças destacando o que é certo e errado em termos de comportamento no trânsito. Além de se divertir, os baixinhos aprenderam as leis de trânsito e também a respeitar os pedestres e os outros motoristas.
Amanhã o TransÔnibus realiza mais uma ação voltada para a Semana Nacional de Segurança no Trânsito. Cerca de 400 alunos do Ensino Médio da Rede Pública de Nova Iguaçu poderão assistir à palestra do representante da Lei Seca, Moacir Monteiro, e a esquetes teatrais que destacarão a importância de ter uma atitude consciente no trânsito, seja como motorista, motociclista, ciclista e até mesmo como pedestre.
O evento, que tem o lema “Segurança no Trânsito: Eu apoio”, será realizado em uma tenda montada na Praça Rui Barbosa, no centro de Nova Iguaçu. O objetivo do TransÔnibus é conscientizar crianças, jovens e adolescentes, que em breve estarão habilitados, a dirigir sobre a responsabilidade de cada cidadão na promoção de um trânsito mais seguro para toda a sociedade.
Amanhã é Dia Mundial Sem Carro
O dia 22 de setembro marca o Dia Mundial sem Carro. Para comemorar a data a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) distribuiu 5 mil Riocards no valor de R$ 10,00 para os motoristas que se cadastraram no site da federação. A ideia é fazer com que estas pessoas conheçam os ônibus e criem o hábito de usá-los.
Segundo o diretor da Fetranspor, Edmundo Fornasari, os coletivos poluem 17 vezes menos que um carro e 65 vezes menos que uma motocicleta, já que carregam muito mais pessoas.
O Dia Mundial sem Carro foi criado em 1967, na França, e tem como objetivo diminuir a poluição causada pelos carros.