sábado, 8 de outubro de 2011


Inaugurada há 11 anos como parte do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), a estação de tratamento de esgoto de Sarapuí, na Baixada Fluminense, só começará a operar em plena capacidade este mês. Durante anos, a estação era quase uma instalação fantasma devido a um detalhe: a rede que deveria captar o esgoto das residências de municípios da Baixada ficou quase toda no papel e havia poucos dejetos para tratar.
— Em algumas ocasiões não havia esgoto algum para ser tratado. Nós tínhamos que retirar água do rio para manter a estação em funcionamento e evitar que os equipamentos acabassem danificados por falta de uso — contou o genrente de Tratamento de Esgotos da Cedae, Miguel Cunha.
A estação será reinaugurada oficialmente no próximo dia 18 com a participação do presidente da Autoridade Público Olímpica (APO), Márcio Fortes. O presidente da Cedae, Wagner Victer, lembrou que a conclusão da obra faz parte de uma das promessas da candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016. O legado olímpico prevê para o ano das Olimpíadas uma redução de 80% no volume de esgoto despejado na Baía de Guanabara e nas lagoas de Barra e Jacarepaguá.
A conclusão da instalação dos troncos coletores de esgoto custou R$ 200 milhões à Cedae. Os recursos vieram do Fundo de Conservação Ambiental (Fecam). A estação de Sarapuí receberá esgoto de 800 mil moradores dos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu. Após o tratamento de esgoto, a água tratada na estação será reaproveitada na limpeza da própria estação.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Cerca de 200 pessoas entre professores, pais e estudantes participaram ontem, dia 06, do painel “Ensino: dimensão linguística e estratégias de ensino”, pelo último dia do I Seminário sobre Educação e Surdez. Foram discutidas a interdisciplinaridade, fundamentação teórica, estratégias de ensino que visam a maior participação do aluno e a necessidade do ensino do português, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 
O seminário teve início nesta quarta-feira, dia 5, na Universidade Estácio de Sá e foi uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes) da Coordenadoria Regional Metropolitana I e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 

Ultimo dia 
Para quem pretende disputar as eleições de prefeito, vice e vereador, nas eleições de 2012, o prazo para transferências de títulos eleitorais para outros municípios ou para mudança de partido, termina hoje, dia 7 de outubro. A data estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vale também para o registro de novos partidos. Mas para quem quer se inscrever como eleitor ou mudar o título para votar em outro município, o prazo é 9 de maio. 

Marcelo Matos busca obras de saneamento para Baixada


O deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ) participou de um encontro dos membros da Comissão de Desenvolvimento Urbano com o secretário nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Norman Oliveira. O deputado está preocupado com os baixos índices de saneamento básico registrados por algumas cidades do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias, todos municípios da Baixada Fluminense, ficaram com as últimas colocações em estudo feito em cidades com mais de 300 mil habitantes sobre as deficiências no saneamento básico e recentemente divulgado pela imprensa de todo o País.
Um dos dados alarmantes levantado pelo estudo é que nada menos do que dois terços de todo o esgoto gerado no Brasil não são tratados. Morador da Baixada e com forte ligação com o município de São João de Meriti, onde construiu toda a sua vida, o parlamentar procura meios para mudar a triste realidade mostrada na pesquisa.Segundo Marcelo Matos, é preciso buscar recursos de programas do governo para dotar as cidades com menor índice de esgotamento sanitário de condições para sanar este problema. “Saneamento é uma necessidade básica, que envolve saúde e qualidade de vida e tem de ser direito de todo o cidadão. Vou me empenhar ao máximo para encontrar soluções para o problema e conto com a boa vontade dos meus companheiros parlamentares para conseguir viabilizar uma solução o quanto antes”, disse Marcelo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011



Os membros da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados têm até o dia 20 deste mês para apresentar emendas ao texto apresentado ontem pelo relator Henrique Fontana (PT-RS). O prazo foi concedido pelo presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), após pedido de Fontana para que seu relatório não fosse votado por falta de consenso.
O relator disse que nos últimos dias teve várias reuniões com partidos que se demonstraram contrários a votar o documento como está. “Se votássemos hoje, correríamos o risco de um cenário que significaria o arquivamento da reforma política.”Segundo Almeida Lima, na semana seguinte ao fim do prazo para a proposição de emendas, o relator fará uma nova apresentação à comissão especial, já com as possíveis mudanças.Em seu relatório Fontana propõe, entre outras mudanças, o financiamento público exclusivo de campanhas, o sistema de votação proporcional misto e a redução do mandato de senador de oito anos para quatro anos.Os principais pontos de divergência ao relatório do petista são o sistema de votação e o próprio financiamento público.

Valeu prefeito Sandro Matos

Ponto para SJM

O vereador Carlinhos Moutinho agradece ao prefeito Sandro Matos o asfalto recuperado da  Avenida Urânio, no bairro Coelho da Rocha, em São João de Meriti.  

Fórum de secretários 
de Cultura da Baixada

Após ser eleito por unanimidade em reunião realizada no dia 28 de setembro em São João de Meriti, a primeira diretoria do Fórum de Secretários de Cultura da Baixada Fluminense será empossada no próximo dia 27 de outubro, no salão da Câmara de Vereadores de Nilópolis. Na ocasião tomará posse como presidente do Fórum, o secretário de cultura de Nilópolis, Augusto Vargas; como vice presidente, o secretário de cultura de Nova Iguaçu, Anderson Batata, e como secretária geral, a secretária de cultura de Seropédica, Nádia Alvarez.


Recursos para cultura
serão descentralizados


Entre os assuntos discutidos e que deverão ser reinvindicados pelo Fórum de Secretários de Cultura da Baixada, estão a descentralização de recursos da cultura, a institucionalização através de adesão aos planos estadual e federal de cultura, políticas de patrimônio, equipamentos de cultura para a região, intercâmbio cultural, entre outros assuntos. Apesar do pouco tempo de existência (a primeira ata de Constituição do Fórum foi elaborada no dia 25 de abril deste ano), o Fórum já obteve conquistas importantes, como o pleito ao Governo do Estado para patrocínio de projetos cu