quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

São João Meriti forma mais 500 jovens no projeto ProJovem Urbano


Dezembro de 2011 marca uma nova fase na vida de 500 meritienses que se formaram pelo projeto ProJovem Urbano, convênio entre a Prefeitura de São João de Meriti e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), executado pela Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com a secretaria de Educação e Cultura. A formatura aconteceu na Lona Cultural Serginho Meriti, na Praça dos Três Poderes, com presença do prefeito Sandro Matos, de secretários e autoridades da região. 
O projeto é voltado para jovens com idades entre 18 e 29 anos que, durante 18 meses, além de completar Ensino Fundamental, receberam qualificação profissional para atendente de telemarketing e agente de saúde. Durante o curso, os alunos receberam bolsa mensal de R$ 100. Sandro Matos se emocionou ao falar sobre o projeto. “Só tem uma solução para nossa cidade: qualificar os cidadãos. É isso que estamos fazendo hoje, mas o fato de se formarem só aumenta a responsabilidade de vocês, que devem continuar sonhando, se esforçando e conquistando novas vitórias. Sabemos que muitos de vocês já são pais e mães e que muitas vezes tiveram que largar suas casas e seus filhos para irem às aulas. Vocês são vencedores e dão orgulho a essa cidade”, disse. O Orador da turma, Paulo Roberto Santos Filho é uma mostra da força que moveu esses jovens. Portador de Distrofia Muscular Progressiva, uma doença degenerativa, ele concluiu o curso de telemarketing. Até conhecer o projeto, não fazia nada, passava os meus dias sem objetivo. Quando comecei, muita gente dizia que eu não conseguiria, mas sabia que podia. Agora quero mais. Minha vida recomeçou”, declara o jovem, cadeirante desde os 26 anos.
A secretária de Educação e Cultura, Eneila de Lucas mostrou contentamento com o projeto. “O ProJovem acrescentou muito às nossas escolas e por isso somos gratos”, afirmou. Também presente ao evento, o deputado federal Marcelo Matos (PDT) aproveitou a cerimônia para dar boas notícias: “No próximo ano teremos três mil vagas do ProJovem e mais 600 para o ProJovem Urbano”, disse, acrescentando que a Escola Técnica Federal, que será inaugurada no Bairro Venda velha, disponibilizará 1.200 vagas, a partir de 2013.

Ação de Saúde faz mais de 3 mil atendimentos no Centro de Meriti


A secretaria de Saúde São João de Meriti, através da Superintendência de Programas de Saúde, e em parceria com as secretarias de Educação e Cultura e de Trabalho e Renda, realizou uma grande ação de atendimento à população, no centro do município, nesta segunda-feira (19). Durante a ação uma dona de casa procurou os servidores com pressão alta e foi levada por uma ambulância para o Posto de Saúde. Ação, denominada Os Programas de Saúde e a Cidadania, aconteceu na Praça da Matriz e mobilizou cerca de 70 servidores das três secretarias e de todos os programas da Superintendência de Programas de Saúde, com atendimentos de clínica médica, odontologia, pediatria, ginecologia, medicina alternativa, entre outros. 
Também foi feita a coleta de material para exames laboratoriais, como os preventivos de câncer colo-uterino e de câncer de próstata (PSA), além de distribuição de material informativo sobre os programas de Saúde. A secretaria de Trabalho e Renda ofereceu serviços de emissão de Carteira de Trabalho e a de Educação e Cultura de matrículas em escolas da Rede Pública Municipal.
Durante a ação, realizada das 10h às 15h, foram realizados mais de 3 mil atendimentos, entre consultas e orientações. Para o serralheiro Davidson Maximiliano de Souza, de 32 anos, foi uma chance de esclarecer dúvidas e se consultar. “Estou sentindo umas coisas estranhas. Contei para o médico e ele me encaminhou para exames. Essa ação é muito boa porque a gente sempre fica adiando a ida ao hospital por falta de tempo”, revelou.
A costureira aposentada Maria Amélia Mendes Nunes, de 61 anos, que sofre de problema crônico na coluna, chegou mancando e com fortes dores. Depois de uma sessão de massagens e de auriculoterapia (terapia alternativa de origem chinesa), saiu caminhando normalmente e aliviada. “Eu vim andando devagar porque a dor já estava irradiando para perna e agora estou bem melhor”, contou.

Encontro do prefeito com jornalistas

A Prefeitura de São João de Meriti promoveu um café da manhã em torno de um grupo de jornalistas da Baixada Fluminense. O encontro teve o objetivo de fazer uma prestação de contas informal das ações que foram geradas em 2011 pela atual administração municipal. Os principais temas abordados foram saúde, educação, cultura e obras, gerando diversos esclarecimentos aos veículos de comunicação. O prefeito Sandro Matos informou a todos que em janeiro estará convocando os primeiros aprovados no concurso público realizado no meio do ano e convidou os presentes a assistirem dia 23, na Praça dos Três Poderes à Cantata de Natal, como parte da programação de fim de ano da Prefeitura de São João de Meriti.