quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Asfalto. Esta é a palavra de ordem da Secretaria de Obras e Urbanismo de São João de Meriti que está trabalhando para que todas as 1.700 ruas e avenidas do município recebam o benefício. São oferecidos três tipos de serviço: pavimentação, que inclui obras de drenagem, rede de esgotos e asfalto; recapeamento, com a colocação de asfalto liso; e operação tapa buraco, para consertar danos causados por usuários e por outros fatores, como excesso de peso de veículos e obras particulares. Diariamente os fiscais fazem vistorias na cidade detectando os problemas de falta de pavimentação e buracos e definindo as prioridades. Equipes formadas por homens e máquinas atendem à demanda para levar mais conforto à população.

O CRAM Meriti é um dos serviços mais procurados na Superintendência da Mulher. Criado em setembro de 2009, o Centro atende mulheres em situação de violência através um atendimento multidisciplinar especializado. A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogas e advogadas. O público alvo são as mulheres que sofrem violência de todos os tipos: violência psicológica, física, sexual, moral e patrimonial. O atendimento é feito de segunda a sexta de 9h às 17h. A procura por este tipo de serviço acontece de forma espontânea ou por encaminhamentos de órgãos como o DEAM, juizado especial de Violência Doméstica, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, CREAS e CRAS. Neste Centro de Referência, a mulher é acolhida na recepção, preenche uma ficha de atendimento, e é encaminhada para outros órgãos, de acordo com seu caso. O sigilo é mantido e resguardado, assim como são tomadas todas as medidas cabíveis para garantir a integridade da mulher.

PAM Meriti vira excelência em atendimento de ortopedia

Excelência em assistência à saúde. Essa é a meta perseguida pelos profissionais que atuam no Posto de Atendimento Médico Abdon Gonçalves (PAM Meriti), principal emergência da cidade. Equipado com o que há de melhor para o atendimento à população, o PAM Meriti faz cerca de 1.200 atendimentos diários. Além de moradores do município, a unidade também atende a pacientes vindos de cidades vizinhas da Baixada Fluminense, principalmente aqueles que vêm em busca de ortopedista. 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Estamos de olho.

A Prefeitura de São João de Meriti marcou as eleições para conselheiro tutelar, que será realizada no dia 27 de novembro. No total de inscritos , 16 candidatos foram considerados aptos a concorrer as 10 vagas.  

Mais de 300 lideranças do vereador Carlinhos Moutinho estiveram presentes na 3ª reunião no Colégio Vitória, em Coelho da Rocha.



Escola Técnica de São João de Meriti já tem nome e local


O deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ) acompanha com entusiasmo os preparativos para a construção da primeira Escola Técnica de São João de Meriti. Nascido e criado no município, Marcelo é um dos principais interlocutores da Baixada Fluminense com o Governo Federal e teve participação ativa na conquista da escola, que deve ser inaugurada em 2013 na Venda Velha e vai se chamar Instituto Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia Arthur Antônio Sendas.
“É importante ressaltar o trabalho do prefeito Sandro Matos, sem o qual esta e outras conquistas recentes de São João não seriam possíveis”, ressaltou Marcelo, que lembrou o encontro do prefeito com Fernando Gusmão, reitor do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), em seu gabinete, em 14 setembro, quando foi realizada a entrega do termo de doação do terreno, além de assinado um termo de compromisso para dar início às obras.
As boas novas não ficam por aí. Existe a possibilidade da futura implantação de um campus universitário e de pós-graduação no local. Ficou acertado também que haverá uma audiência pública em novembro para que a sociedade civil possa ser ouvida a respeito dos cursos mais adequados ao perfil profissional da região. A princípio eles poderão abranger as áreas de informática, mecânica e de petróleo e gás. 
Este núcleo de São João de Meriti faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que pretende instalar 214 novas unidades no quadriênio 2011/2014 em todo o país. O Ministério da Educação está investindo R$ 1,1 bilhão para gerar 500 mil novas vagas. “O povo da Baixada precisa e merece formação profissional de alto nível e agora terá. Sinto-me realizado por ter participado deste projeto e o ver tomar forma a cada dia”, disse Marcelo Matos.

MP denuncia 11 PMs por homicídio



O Ministério Público denunciou 11 policiais militares acusados de participação no assassinato da juíza Patrícia Acioli por homicídio triplamente qualificado. Destes, dez ainda serão acusados de formação de quadrilha armada. As medidas foram divulgadas em uma coletiva, ontem, prazo final para a apresentação da denúncia, depois que a Divisão de Homicídios (DH) encaminhou relatório final do inquérito indiciando os policiais por homicídio. Todos os acusados estão presos temporariamente em Bangu 1, no Complexo de Gericinó.
Entre os PMs denunciados está o tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo), considerado pela DH o mentor do crime. Também nesta segunda-feira, o procurador-geral de Justiça do Estado, Cláudio Lopes, informou que foi pedida a transferência do ex-comandante do 7º BPM e do tenente Daniel Benitez para presídios federais fora do Estado. Segundo o procurador, o objetivo é impedir que os acusados possam interferir nas investigações do caso.
"Só com uma condenação teremos certeza de que justiça será feita", disse Lopes. De acordo com o MP, O tenente Daniel Benitez e o cabo Sérgio Costa Júnior atiraram na vítima. O soldado Handerson Lents, do 12º BPM (Niterói), que revelou aos acusados o local da residência da magistrada, responderá apenas por homicídio triplamente qualificado. 
Para o Ministério Público, todos os acusados de participação no crime deverão ser levados a júri popular. "Essa é a maneira deles serem condenado por esse crime bárbaro", disse o promotor Rubem Vianna, que garantiu a participação efetiva de Cláudio Luiz de Oliveira no assassinato. "Não há a menor dúvida de que o tenente-coronel foi o mentor. Ele chefiava uma organização criminosa que não tinha limites na sua atuação. Essa organização praticava vários tipos de crimes", afirmou.