sexta-feira, 30 de setembro de 2011

juvenis de Defesa Civil


Meriti forma agentes 
juvenis de Defesa Civil 

A Secretaria de Ambiente e Defesa Civil de São João de Meriti em parceria com a Secretaria de Educação realizam nesta sexta-feira (30) às 15h, a formatura de 43 alunos da Escola Municipal Adérito Gomes Gouveia, no Jardim Botânico, como Agentes Juvenis da Defesa Civil. O projeto Defesa Civil nas Escolas faz parte do Programa Permanente de Preparação para Desastres da Subsecretaria de Defesa Civil que visa reduzir os riscos a desastres. Direcionado aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental que durante duas semanas são orientados quanto a combate a incêndio, primeiros socorros, preservação ambiental, controle do pânico, acidentes domésticos, prevenção ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), cidadania, trânsito, Direito da Criança e do Adolescente, entre outros assuntos. 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Meriti promove Semana do Idoso até amanhã


Cerca de 200 pessoas da terceira idade participaram da abertura da Semana Municipal do Idoso, no Centro Cultural de São João de Meriti. Até o dia 30, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Assuntos Institucionais através da Superintendência da Melhor Idade, programou uma série de eventos, entre palestras, ação social e baile, em prol do Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 01 de outubro.
A Semana do Idoso, instituída pela Lei nº 1778/2011, promete oferecer muitas atrações às pessoas de terceira idade do município, que já somam, aproximadamente, 52 mil idosos. Para dar início a comemoração, representantes de governo e de instituições falaram da importância da mobilização e solidariedade de todos para conquista de maior respeito aos direitos adquiridos pela Estatuto do Idoso.“A aprovação da Semana do Idoso em maio deste ano representa um passo a mais na valorização do idoso em São João de Meriti. Hoje temos cadastrados na Superintendência (da Melhor Idade) mais de 4 mil idosos. O sonho do meritiense é a criação do Centro de Referência do Idoso para conseguirmos atingir um maior número de pessoas da terceira idade, até alcançarmos toda a população idosa do município”, disse a superintendente da Melhor Idade, Marcia Real.Representando o prefeito Sandro Matos, o secretário de Promoção Social, Geraldo Luiz Brinate, disse que as políticas públicas avançaram muito em relação aos direitos dos idosos. “O poder público tem que fazer sua parte e a sociedade, em que o idoso é integrado, deve cobrar que as leis sejam cumpridas e ainda que outras surjam para garantir ainda mais o direito dos idosos. A comemoração é nessa semana, mas os direitos dos idosos estão no dia a dia, no cotidiano”, enfatizou o secretário.A palestra ‘Envelhecer com Qualidade de Vida É Direito de Todos e Todas , ministrada pela terapeuta Verônica Rodrigues da Instituto Mônada, explicou aos idosos a importância do exercício e da convivência coletiva para uma vida mais saudável.
Até sexta-feira (30), as mães ou responsáveis do sexo feminino de alunos da Escola Municipal Paul Jean Guerry, em Tomazinho, podem se inscrever gratuitamente para participar do grupo do segundo Núcleo de Voluntários de Defesa Civil (NUDEC) Mulher do município. O primeiro fica na Vila São João. A expectativa de adesão é de 50 mulheres, segundo a Subsecretaria de Defesa Civil, em que ministrará o curso a partir de segunda-feira (03/10). A inscrição está aberta para todas as mulheres do bairro.Em parceria com as secretarias de Educação e de Assuntos Institucionais através da Superintendência da Mulher, o grupo busca o viés da mulher para tratar da dinâmica de desastres, não só o natural como também o social. Neste foco, pretende diminuir o déficit cultural a partir da integração familiar, com assuntos envolvendo violência doméstica e o direito da mulher. “Optamos pelo NUDEC Mulher ser na própria escola por considerar que o envolvimento das crianças com o projeto Agente Juvenil ou Mirim de Defesa Civil ser um estímulo as mães ou responsáveis em fazer parte do núcleo, além da ligação delas com o ambiente escolar”, explicou o subsecretário de Defesa Civil, major Alexandre Silveira.O curso tem a duração de quatro dias, em que serão abordados temas sobre direito da mulher; violência contra mulher; violência doméstica; prevenção e ação em casos de acidentes domésticos; prevenção ao uso de drogas; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; primeiros socorros; cidadania e meio ambiente; entre outros. As integrantes do NUDEC Mulher terão reuniões mensais para tratar de temas relativos a desastres social e natural. “A ideia é ainda oferecer outros cursos, como o de paisagismo e o de reaproveitamento de alimentos, e também a exibição de filmes com temáticas específicas ao núcleo”, disse major Alexandre.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Reunião no Colégio Vitória 27/09/2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O quarto Congresso do PT em Brasília, no início de setembro decidiu que o partido poderá fazer alianças políticas, para as próximas eleições, em nível nacional, com o PMDB, PDT, PTB, PRB, PC do B, PP e PR. Fora desse acordo estão o DEM, PPS e PSDB. Aliás, estas alianças só pode ser proporcionais. Outra decisão é que onde o PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, estiver forte, o PT pode ser aliado. O mesmo ocorrerá na direção contrária. Essa regra ajuda a enxergar melhor o processo político em alguns municípios. 

É UMA VERGONHA!

Para a crise que se instalou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João de Meriti, que por falta de repasse de verbas, corre o risco de fechar suas portas. 

É UMA VERGONHA!

Em algumas ruas do bairro Coelho da Rocha é possível encontrar lixos e entulhos espalhados pelas calçadas. A população não deveria jogar a sujeira nas ruas, mas sim em locais adequados.