sexta-feira, 20 de maio de 2016

                                           Foto Alziro Xavier


Emoção na entrega das chaves de 300 apartamentos em Marapicu

Famílias que perderam casas em inundação de 2013 ganham moradia


A emoção tomou conta da cerimônia de entrega de 300 casas populares do empreendimento Residencial Valparaíso, realizada hoje (20), no bairro Marapicu, em Nova Iguaçu. O Prefeito Nelson Bornier e a vice, Dani Nicolasina, acompanharam a entrega das chaves para as famílias, que desde 2013 eram amparadas pelo programa Aluguel Social Emergencial, quando perderam suas casas na chuva que inundou a cidade. Na ocasião, foi decretado estado de calamidade no município.

Bornier afirmou estar impressionado com a qualidade da obra e beleza do condomínio. O prefeito disse ainda que vai buscar junto ao Ministério das Cidades investimentos para que as obras não parem na região. “Além de casas para morar, vocês precisam de saúde e educação e eu vou lutar para que tenham isso aqui perto o quanto antes. Já estamos trabalhando para que as linhas de ônibus comecem a passar próximo ao condomínio de vocês. O nosso dever é oferecer políticas públicas para todos e estamos batalhando por isso. Meu objetivo é amparar todas as famílias iguaçuanas que cadastramos, com a sua casa própria”, explicou.

O secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, lembrou que Nova Iguaçu sempre saiu na frente quanto a políticas habitacionais. “No primeiro governo, em 1997, Nova Iguaçu foi a primeira cidade do Brasil que aderiu ao antigo Programa de Arrendamento Residencial, onde no ano 2000, entregamos as primeiras casas populares. Hoje, são cerca de 13 mil unidades habitacionais liberadas, o que faz de Nova Iguaçu a cidade que mais constrói casas populares em todo Estado do Rio de Janeiro. Agora, estamos buscando projetos para levar novos condomínios ao bairro de Austin e assim, ampliarmos a oferta”, avaliou.

Cristina Quaresma, secretária de Assistência Social, responsável pelo cadastro dos beneficiários, destacou que mesmo com o país em crise, o trabalho não parou na cidade. “Mesmo com dificuldades, o trabalho foi concluído com sucesso. É muito gratificante trabalhar com uma equipe comprometida, que se esforça para oferecer o melhor para a população. Fico muito feliz em ver que receberam suas casas, que é um dos maiores patrimônios que uma pessoa pode ter”, destacou ela.

Desde 2013, este é o quatro empreendimento entregue em Nova Iguaçu. A próxima conclusão do Programa Minha Casa Minha Vida está prevista para o mês de julho, com 300 residências do condomínio Miramar, também em Marapicu. Até dezembro de 2016, mais 1500 famílias recebem as chaves de casas populares, de cinco empreendimentos que estão em fase de acabamento na mesma localidade. Em dezembro, também está prevista a entrega do Empreendimento Jardim Guandú, no KM 32, com 200 casas que vão beneficiar outras famílias desabrigadas em 2013.

Antes amparada pelo aluguel social, Priscila Ferraz, 35, foi a primeira a receber as chaves da casa nova. Ela não conseguiu segurar as lágrimas. “Só tenho a agradecer a prefeitura. Primeiro, porque que nunca deixou de pagar nosso aluguel e hoje, pela casa que estamos recebendo”, agradeceu ela, que vai morar com o marido e cinco filhos.

Grávida de oito meses, Ana Carolina Vieira, de 21 anos, não vê a hora de fazer a sua mudança. “Estou indo agora mesmo fazer o pedido de ligação da energia elétrica para o meu apartamento. Caso consiga resolver isso, quero vir pra cá com meu marido e meus outros três filhos, até quarta-feira que vem. Tenho certeza que vamos ser muito felizes aqui. A casa é linda e estou muito satisfeita”, comentou ela.

Participaram da solenidade todo secretariado, representantes da Caixa Econômica Federal, lideranças comunitárias e o vereador Gilson Cunha.




quarta-feira, 18 de maio de 2016

Prefeito Bornier investe na segurança
para ajudar no combate à criminalidade

         O problema número 1 de Nova Iguaçu é a falta de segurança pública. Para piorar ainda mais, a cidade também está sendo apontada pelos bandidos do município do Rio como o shopping aberto do crime na Baixada Fluminense.
O assunto foi discutido intensamente, nesta terça-feira (17), por representantes das polícias Civil e Militar, membros da OAB, políticos, além de comerciantes, síndicos e moradores de 33 condomínios de classe média alta da cidade. Eles participaram do 1º Forum sobre Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana do Centro de Nova Iguaçu, realizado no auditório do Hotel Mercure.
         Os conferencistas disseram que a situação só não está pior porque o prefeito Nelson Bornier tem sido parceiro do governo estadual. Desde que reassumiu a prefeitura, em janeiro de 2013, ela comprou terrenos, construiu e equipou duas Companhias Destacadas de Polícia Militar, que foram entregues à Secretaria de Segurança Pública, na Cerâmica e Marapicu.
A maioria dos DPOs (Destacamento de Policiamento Ostensivo) da cidade também foi construída pela prefeitura. Ontem, Bornier determinou a recuperação de 10 viaturas sucateadas que serão usadas pelo 20º BPM (Mesquita) no policiamento da cidade.
Bornier também está cedendo máquinas pesadas e caminhões para a retirada de barricadas feitas por traficantes em comunidades da cidade. “Com isso, nós conseguimos ajudar a PM a entrar nessas áreas dominadas pelos bandidos”, explicou o prefeito, que estava acompanhado de vários de seus secretários municipais.
Na avaliação do Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, Carlos Eduardo Moreira, o Carlinhos Presidente, a insegurança na cidade vem piorando desde 2005.
         “Antigamente, o marginal saía da favela para assaltar no asfalto da Zona Sul do Rio. Hoje é diferente, a gente ouve bandido do (da favela) Chapadão falar que Nova Iguaçu é o shopping deles. Infelizmente as autoridades públicas da Segurança Pública não atentaram para isso”, criticou.
Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) somente na área da 52ª DP, que abrange o Centro de Nova Iguaçu, em 2015 ocorreram 1.239 roubos a transeuntes e 750 veículos.    
         Para Carlinhos Presidente o aumento dos índices de criminalidade em Nova Iguaçu pode ser consequência do baixo efetivo do 20º Batalhão, que foi reduzido de 1.200 para 600 policiais.
         Subcomandante do 20º BPM, o tenente-coronel Michel Viana frisou que não falta trabalho e tampouco empenho da tropa no combate ao crime organizado. Segundo ele, no período de um ano foram efetuadas as prisões de 1.593 bandidos, 667 apreensões de menores, de 133 quilos de cocaína, 87 quilos de maconha e 443 armas de fogo.
         O oficial PM explicou ainda que dispõe atualmente de apenas 150 homens, por dia, para cuidar das ocorrências nos municípios de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, onde moram mais de 1 milhão de pessoas.
         Citou ainda as inúmeras rotas de fuga que vêm beneficiando a ação de traficantes do Chapadão, e das cidades de Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias. “Só na Via Dutra são 17 entradas e saídas em sentido São Paulo e mais 18 em direção ao município do Rio”, lembrou.
O fórum teve a participação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cláudio Rosemberg; do Sindicato do Comércio Varejista, Uéliton Pessanha; dos vereadores Carlão Chambarelli, Marcos Rocha, Fabinho Maringá, Marcelo Nozinho, Juninho do Pneu e Denilson Ambrósio.
Bornier anuncia arrastão da Ordem Pública
para pôr fim às bandalhas no Centro da cidade




        O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, será rigoroso com motoristas, moradores e comerciantes que desrespeitam o Código de Postura no Centro da cidade.
A partir do 1º de junho, ele coloca na rua uma tropa de choque, comandada pelas Secretarias de Ordem Pública e de Mobilidade Urbana, para rebocar veículos estacionados irregularmente em locais proibidos e reprimir donos de bares e restaurantes que obstruem calçadas com mesas, cadeiras e lixo, impedindo o direito de ir e vir das pessoas.
“O pau vai comer. Não vamos passar a mão na cabeça de ninguém. Vamos entrar firme, fazendo um arrastão no Centro de Nova Iguaçu. Não adianta fazer pedidos, dizer que é amigo do prefeito, bater à porta do meu gabinete e tampouco procurar o vereador. Vai ser arrastão para todo mundo”, foi categórico.
O prefeito cobrou ainda dos síndicos a manutenção das calçadas, que segundo deixou claro, é de responsabilidade do dono do imóvel. “Daqui a pouco vão me pedir para varrer dentro do quintal de vocês”, disse.
A decisão de Bornier foi tomada na noite nesta terça-feira, durante o 1º Forum sobre Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana, no Hotel Mercure. Ele ouviu reivindicações de comerciantes, síndicos e moradores de 33 condomínios classe média alta, localizados no trecho da cidade entre a Igreja de São Jorge e Nossa Senhora de Fátima e o novo Shopping Iguaçu.
As maiores queixas envolveram questões do estacionamentos em locais proibidos, como calçadas, esquinas e na contramão, prejudicando a mobilidade, principalmente de moradores de condomínios nas ruas Ivan Vigne, Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), Dr. Mário Guimarães, Humberto Gentil Barone e Afrânio Peixoto.
Líder dos síndicos, o cirurgião-dentista Cristiano de Castro exibiu fotos e vídeos de calçadas obstruídas pelos comerciantes, congestionamentos do trânsito, sinais com defeito e falta de faixas de pedestres. O problema é mais grave, à noite, devido à intensa movimentação de veículos, por conta do funcionamento de bares e restaurantes.
A Prefeitura vai elaborar também um estudo para a retirada do ponto final de vans e ônibus ao lado da passarela do caracol, como uma saída para acabar com os constantes congestionamento em horários de rush.
O prefeito Bornier determinou ainda a elaboração de uma cartilha com dados do condomínio, assinatura e telefone do síndico constando o plano de ação acertado no fórum. O manifesto deverá ser entregue a cada morador de condomínio e também aos comerciantes, de forma a orientá-los sobre o plano de ação aprovado durante o fórum.