sábado, 3 de dezembro de 2011


Criado para informar e esclarecer os alunos da rede municipal sobre as atividades do Poder Legislativo, o Projeto Câmara Escola está completando três anos de existência. Só em 2011, cerca de 700 alunos maiores de 12 anos de 10 escolas da rede municipal participaram do projeto. Os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer a câmara municipal de São João de Meriti e ver de que forma atua um vereador. 
Dessa forma, quando estiverem aptos a votar o farão com mais consciência. Além de percorrerem o local na presença de um guia, o historiador Charbel Chedler, vai explicando detalhes aos estudantes, estes visitam uma exposição de fotografias que contam um pouco da história política do município. Ao final, ainda assistem a uma sessão plenária e são apresentados aos vereadores da casa legislativa. O objetivo é levar esses alunos a criar e ampliar seus conceitos de cidadania pelo viés da atuação política e partidária. O projeto Câmara Escola é da Secretaria de Educação e Cultura, através da Coordenadoria de Formação Continuada e em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores de São João de Meriti. As próximas escolas a participar do projeto Escola Municipal Doutor João Alves, dia 06/12 e Escola Municipal Jardim Metrópole.

Concurso público 
A Assembléia Legislativa do Estado (Alerj) aprovou a realização de concurso no serviço público para preenchimento de mais de 2 mil vagas. Serão 700 vagas para analista (nível superior), 1520 para assistente (médio), além de um novo cargo criado recentemente, denominado “executivo público”. As provas estão previstas para o primeiro trimestre do próximo ano. Os salários variam de R$ 1 mil a R$ 4,9 mil. As vagas são para as secretarias de Saúde, Educação e Planejamento.

A secretaria de Educação e Cultura de São João de Meriti realizou na Lona Cultural Serginho Meriti, a exposição intitulada ‘Diversidade do Povo Meritiense’, uma mostra dos trabalhos realizados durante todo o ano sobre temas relacionados à cultura étnico-racial e afro-brasileira, na rede municipal. A Mepir – Meriti Educando para a Igualdade Racial – é a coordenadoria responsável pela mostra. Na programação, o público assistiu a atuação de um grupo de alunos deficientes visuais do Ciep 180, que encenou a peça ”Sou negra sim e daí?“. Houve apresentações de dança africana dos alunos dos Cieps 132 e 180, além da participação de turma da E.E. Vilar dos Teles. Outro grupo do Ciep 138 mostrou um pouco de capoeira.