sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Meriti promove atendimento para detectar Hanseníase


A Secretaria de Saúde de São João de Meriti realiza esclarecimento e diagnóstico da Hanseníase, no Posto de Saúde de Coelho da Rocha (Coelhão). A ação é uma iniciativa do Programa de Controle da Hanseníase com atendimento de profissionais capacitados pelo Programa fazendo exames de sensibilidade em pessoas que apresentam manchas na pele. 
A população deve ser alertada para a importância da detecção precoce da doença. Toda pessoa que apresentar manchas na pele, mesmo aquelas com sensibilidade ao toque e ao calor, devem procurar o posto para fazer o exame, gratuito e rápido. Doença associada à falta de informação e de condições dignas de sobrevivência, a erradicação da Hanseníase é uma das prioridades do Governo Federal. 
O Programa conta com equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogo, enfermeira, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta. Funcionários das unidades que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF) recebem capacitação para identificação de possíveis casos e realizam exames clínicos e de sensibilidade. Hoje, este trabalho é feito nos postos de Coelho da Rocha, Sumaré, Parque Araruama, Vila União e na unidade de referência do Centro de Saúde Aníbal Viriato de Azevedo. 
Em 2010, foram diagnosticados 90 casos novos, seis deles em menores de 15 anos. Este ano foram 40, até setembro. O Programa está fazendo o acompanhamento de outros 100 pacientes diagnosticados em anos anteriores, que recebem atendimento médico e psicológico, além dos remédios para tratamento da doença, material para curativos e óleo mineral para a hidratação da pele nas áreas atingidas. 
Os pacientes que faltam às consultas ou deixam de ir buscar os remédios são visitados pela equipe e, se detectados outros problemas de saúde ou sociais, encaminhados a outros programas, de modo a não abandonarem o tratamento. A maioria dos pacientes tem mais de 30 anos.