sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Meriti adquire novos veículos para coleta de lixo na cidade

A Prefeitura de São João de Meriti apresentou aos munícipes, a nova frota de veículos que farão a coleta de lixo na cidade. As 22 novas viaturas ficaram expostas na Praça dos Três Poderes, em frente à sede do governo municipal, quando foi realizada uma cerimônia simbólica da inauguração dos carros no município. Representando o prefeito Sandro Matos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, Sérgio Claro, disse que a nova frota vem demonstrar a preocupação do governo municipal com a coleta de lixo no município. 
“A partir de hoje, com esse investimento, teremos um serviço de excelência, contemplando todo o município”, pontuou Sérgio Claro. No mesmo tom, o secretário municipal de Serviços Públicos, Antonio de Carvalho, afirmou: “os novos carros terão por certo atender toda São João de Meriti. Todas as secretarias municipais junto com a população têm trabalhado para que a cidade esteja cada vez melhor.” Os equipamentos foram adquiridos pela empresa Dinâmica Serviços em cumprimento de cláusula do contrato firmado com a Prefeitura. 
A nova frota consiste nos seguintes veículos: dois tratores; dois caminhões trucados; dois caminhões varredeiras; dois caminhões Pipa; dois minicompactadores; e 12 caminhões Toco (compactadores).De acordo com o gerente de Frota da Dinâmica Serviços, Hélio Rulli, os veículos são todos computadorizados, com rastreabilidade e telemetria. “A frota é a mais moderna. A partir de um sistema via satélite é possível verificar se a rota está sendo cumprida como também conferir a velocidade do carro”, explicou ele.Para um melhor serviço de limpeza urbana, a Dinâmica ainda, conforme Hélio, aumentou em dez por cento tanto o número de pessoas como de carros. E também adquiriu seis carretas de apoio.
Entre as autoridades presentes a cerimônia, estavam o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Antonio Carlos Titinho; e os secretários municipais de Obras e Urbanismo, Samuel Chuster; de Gestão e Modernização Administrativa, José Luis Seabra; de Segurança e Transporte, coronel Romão Vilaça; de Trabalho e Renda, Oto Janes Leite de Oliveira; de Ciência e Tecnologia, Pedro Fernando de Souza Rodrigues; e de Assuntos Institucionais, Leila Regina.




Meriti está preparada para enfrentar desastres naturais


No segundo, e último, dia do III Congresso de Ambiente e Defesa Civil, realizado pela Prefeitura de São João de Meriti, através da secretaria de Ambiente Defesa Civil (Semadec), no auditório do Meriti Previ, os três painéis discutiram o papel da Defesa Civil, tanto na prevenção, como no preparo e ação em casos de desastres. “Vamos falar dos reflexos do que não foi feito e o que a gente tem que fazer para preservar vidas”, convocou o subsecretário de Defesa Civil, Major Alexandre da Silveira, no início do evento, que contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Eneila Lucas.
Ela elogiou as iniciativas da Semadec e as parcerias que têm sido feitas em projetos com a secretaria de Educação e Cultura e recebeu das mãos do secretário de Ambiente e Defesa Civil, Zilto Bernardi, o certificado de “Amigo do Ambiente” pela contribuição aos projetos de Educação Ambiental no município. Antes do início dos painéis, houve apresentação do poeta Jaime de Azevedo, o Poetinha de Meriti.O subsecretário de Ambiente, Joziel Carlos Ferreira, falou sobre os benefícios do congresso e os caminhos que foram apontados nos dois dias de discussão: “Esse congresso vai trazer sucesso nessa nossa empreitada para salvar o planeta. Essa oportunidade que temos, governo e sociedade civil, é uma marca indelével da importância deste trabalho”, declarou. 
O subsecretário de Defesa Civil, Major Alexandre da Silveira, falou sobre o desabamento de um prédio de três andares, no Jardim Metrópole, em abril, no qual todos os moradores saíram ilesos graças à ação da Defesa Civil. Ele mostrou um vídeo do desmoronamento feito por cinegrafista amador. “Foi graças a um trabalho conjunto: primeiro dos moradores que ligaram para nós, e da rapidez da Semadec em enviar uma equipe ao local, que constatou o perigo e evacuou o prédio. Ou seja, estávamos preparados para agir e isso salvou vidas”, declarou.Plano de Contigências define funções e ações.
Em seguida, o subsecretário falou do Plano de Contingências, que detalha o papel de cada secretaria municipal, de cada membro do governo, autoridades, voluntários e população em caso de desastre, como inundações, enchentes e desabamentos de encostas. “São João de Meriti se orgulha de ter, há três anos, um plano de Contingências para o verão. No Plano estão definidas todas as ações e funções”, disse, alertando a população sobre a importância de passar informações.