quinta-feira, 5 de maio de 2016



Bornier entrega ruas pavimentadas no Buraco do Boi


Os moradores do bairro Buraco do Boi, na região do Ambaí, já estão em ritmo de festa. No próximo sábado (7), o prefeito Nelson Bornier inaugura às 18h a obra de urbanização realizada na região. O local foi beneficiado com drenagem, recuperação de esgoto, calçada e pavimentação que foram executadas em dez ruas.

De acordo com dados da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Nova Iguaçu (Semosp), as intervenções, que tiveram início em maio de 2015, custaram cerca de R$ 2,5 milhões e foram financiadas com recursos da prefeitura na Alameda Paulo Afonso, Rua Esperança, Travessa Esperança, Rua Juventude, Rua Conquista, Rua Vitória, Rua Andrade Luiz, Travessa Andrade Luiz, Rua do Campo e Rua Chuí.

A secretária de Obras, Carla Neves, avalia de forma positiva a conclusão do projeto. “A região era muito precária. A população vivia sem recursos e sofria demais com isso. É uma grande satisfação ter visto o estado em que as ruas se encontravam e saber que hoje mais de 1.200 pessoas terão o privilégio de usufruir dessa melhoria na comunidade”, explica a secretária.

A comerciante e moradora da rua Chuí, Gláucia Mateus, disse que vai agradecer pessoalmente o prefeito Nelson Bornier. “Ficou tudo lindo. Agora eu moro num bairro de verdade. A gente sofreu demais aqui com esgoto a céu aberto. Precisamos preservar para que fique sempre assim”, comemorou.

Morador há 42 anos do bairro, Sidne Oliveira é mais um que confirmou presença na inauguração. “Fico feliz em saber que vivo numa cidade onde os governantes olham pra quem realmente precisa. Nunca ninguém fez nada por essa região. A gente estava esquecido. As crianças viviam doentes por causa da sujeira, falta de água e esgoto. Agora vamos viver com mais dignidade”, afirmou o motorista.



quarta-feira, 4 de maio de 2016




Nova Iguaçu ganha Praça Vitória

Os moradores do Bairro da Luz vão ganhar neste sábado (7) uma nova Praça Vitória. Localizada na Rua Custódio Domingos Correia (antiga Avenida Luz), a reforma cujo valor é de R$ 1,5 milhão, tem recursos de uma medida mitigadora pela implantação do Shopping Nova Iguaçu. O prefeito Nelson Bornier estará presente no local às 16h para entregar o mais novo espaço de esporte e lazer da cidade para a população.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Giovanni Guidone, o local possuía somente um piso que seria destinado a uma quadra, sem nenhum outro tipo de equipamento. “Um ponto positivo é que a praça foi construída em torno das árvores que já existiam no local. Preservamos o verde e assim, a praça nasce com árvores adultas, criando uma paisagem mais refrescante e bonita”, explica Guidone.

Com uma área de 3.500 metros quadrados, a praça foi construída com acessibilidade para pessoas com deficiência, ganhou uma quadra polivalente, academia da terceira idade, playground com brinquedos, aparelhos de ginástica, ringue de patinação e locais para convivência como mesas e bancos.

Morador do Bairro da Luz há mais 30 anos, João Marcos aprova a reforma do espaço. “Estamos muito satisfeitos. A obra ficou bonita demais e valorizou nosso bairro. Agora podemos fazer piquenique e usar até para programações culturais. Deixou a região muito mais agradável”, disse o comerciante.





Morando há 14 anos em Vila de Cava, o comerciante Joaquim Alves, 60, está comemorando mais um conquista para o bairro: em julho, será inaugurada uma agência do banco Santander, que irá atender toda a população (cerca de 100 mil moradores) da região conhecida como terceiro distrito de Nova Iguaçu, que compreende, além de Vila de Cava, os bairros Santa Rita, Tinguá, Adrianópolis, Rio D’Ouro e Jaceruba. A indicação parlamentar foi feita pelo vereador Dr. Cacau ao prefeito Nelson Bornier.
            O vereador, que mora há 48 anos no local,  destacou que a instalação de uma agência bancária em Vila de Cava foi uma promessa de campanha do prefeito Nelson Bornier, em 2012. Dr. Cacau frisou que uma agência é reivindicação antiga de moradores e comerciantes da região. “É bom frisar que não será um PAB (Posto de Atendimento Bancário), que é um espaço pequeno. Será  uma agência com cerca de 300 metros quadrados e com toda a infraestrutura para atender comerciantes e moradores. Hoje o único agente financeiro que tem em Vila de Cava é uma lotérica. Fico feliz em participar desta grande transformação. Vai acabar aquela história de comerciantes e moradores terem que ir a bairros vizinhos para fazer movimentação bancária ou pagar alguma conta que a lotérica não aceitar”, concluiu Dr. Cacau, lembrando a agência do Santander funcionará na Rua Maria Custódia, em frente ao supermercado Maringá. “Metade do PIB (produto Interno Bruto) de Nova Iguaçu  é proveniente do terceiro distrito, que abriga empresas como  Furnas e a Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica). Agradeço ao prefeito Nelson Bornier por implantar em Vila de Cava um empreendimento tão importante”, arrematou o vereador.
            Proprietário de uma pizzaria em Vila de Cava, Joaquim Alves enfatizou que o bairro reivindica há anos uma agência bancária.  De acordo com ele, um banco na região irá movimentar ainda mais o comércio. “Tudo que temos de fazer a respeito de movimentação financeira tem que ser em Miguel Couto ou Centro de Nova Iguaçu. O vereador Cacau e o prefeito Nelson Bornier estão de parabéns por esta iniciativa”, finalizou.

terça-feira, 3 de maio de 2016



                          Foto: Alziro Xavier

Secretária de obrasCarla Neves, prefeito Nelson Bornier e vereador Doutor Cacau visitaram a  Escola Municipal Therezinha de Jesus Hermida, em Parque Estoril


O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, inaugura este mês as escolas municipais Therezinha de Jesus Hermida Pinheiro e Jardim Montevideo, em Tinguá. Bornier e as secretárias Aparecida Rosestolato (Educação) e Carla Neves (Obras e Serviços Públicos) visitaram as unidades no último sábado (30). Serão 1.022 alunos em 23 salas de aula.

A primeira escola visitada pelo prefeito foi a Jardim Montevideo, em Tinguá. O prefeito percorreu as nove salas da unidade, que conta com nove turmas, 122 alunos, quadra poliesportiva, sala de leitura e biblioteca. “Vamos inaugurar ainda este mês. Falta apenas definir a data”, disse a secretária Aparecida Rosestolato, ao lado da diretora Simone Pinheiro da Silva e do vereador Doutor Cacau.

Com capacidade para 900 alunos da pré-escola ao 5º ano, a Escola Municipal Therezinha de Jesus Hermida Pinheiro, no Parque Estoril,  é umas das duas escolas-padrão da região que será inauguradas este ano. A outra fica em Corumbá. O complexo educacional tem 14 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de vídeo, sala de professores, cozinha espaçosa, refeitório, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e uma área de lazer com quadra coberta. Todas as dependências são ventiladas. “Estamos entregando uma escola de qualidade com horário integral, pois acreditamos que investir na educação é oferecer um futuro melhor aos nossos jovens”, disse Bornier, que brincou com o aluno Luan Victor da Silva, 10 anos. O menino estuda na escola municipal Daniel Nogueira Ramalho, que terá seus 150 alunos transferidos para a Therezinha de Jesus Hermida Pinheiro. ”Não vejo a hora de ir para a escola nova. Todos os dias fico aqui na rua observando e me imagino lá dentro”, resumiu Luan, que sonha em ser militar no futuro.


Mais uma solicitação do vereador Marquinhos da Tia Megue é atendida pela Prefeitura.


A solicitação do vereador Marquinhos da Tia Megue (PMDB), para operação tapa-buraco, na Rua Engenheiro Albuquerque, no bairro Grajau, foi atendida na semana passada pela Prefeitura de Nova Iguaçu. 
De acordo com o vereador, o prefeito Nelson Bornier vem olhando com muito carinho pelos bairros Cerâmica, Ponto Chic, Grajaú e Cobrex,  realizando a limpeza e manutenção, através das Secretarias de Obras, Governo e a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni). Além das ações feitas, em caráter de urgência, no combate ao mosquito da dengue, causador de Zika e Chicungnya.
Dia das Mães será celebrado com festa para idosos do Esmuti

No dia 4 de maio, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social (Semas) vai celebrar o Dia das Mães no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti). A festa começará às 10h30 com apresentações de dança e teatro. 

São esperados aproximadamente 300 idosos que frequentam o espaço, além da secretária da Semas, Cristina Quaresma. A comemoração contará ainda com apresentações do Coral Vozes do Esmuti, já famoso no município. Um lanche também será oferecido aos presentes.

Estrutura

O Esmuti é um local idealizado para a convivência da terceira idade. São oferecidas atividades gratuitas como fisioterapia, hidroterapia, dança de salão, alongamento, yoga, coral, teatro, aula de violão, ginástica recreativa, artesanato, crochê, pintura em tecido, alfabetização, inglês, informática, além de receberem atendimento psicossocial e de enfermagem. E agora, o equipamento está oferecendo a “dança fisio”, uma novidade que vem agradando os alunos, que consiste na prática da fisioterapia, misturada com passos de dança. A modalidade é oferecida em conjunto com um fisioterapeuta e professor de dança.

Interessados em frequentar o Esmuti devem comparecer no local, que fica na Rua Luiz de Matos, nº 736, Bairro da Luz, de segunda a sexta, das 8h às 17h. É preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico.