sábado, 5 de janeiro de 2013


A população da cidade de São João de Meriti está revoltada com o abuso que vem sofrendo pela empresa fornecedora de energia elétrica Light, que instalou medidores com chip, nos bairros, ocasionado um prejuízo coletivo aos consumidores, que tiveram uma surpresa ao verem suas contas de luz aumentadas absurdamente em até 10 vezes mais do que eram cobradas anteriormente pela empresa.
Procurando uma solução a população meritiense levou ao líder comunitário, Mauricio Serra, 2.800 assinaturas de consumidores, que se sentiram lesados, com a instalação desses novos medidores de consumo de energia, que imediatamente encaminhou ao Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional (CRAAI), de Duque de Caxias. Para que o Ministério Público tome conhecimento dos fatos. Além de uma Ação Civil que será impetrada para que a justiça obrigue a empresa fornecedora de energia, a substituir o chip eletrônico, pelos tradicionais relógios de medição, onde os consumidores têm a oportunidade de visualizar o movimento dos ponteiros e de realizar o controle de suas despesas “em tempo real”. 
A população espera que com essa medida a justiça restabeleça os direitos transindividuais violados pela má conduta da Light e da omissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e dos órgãos competentes do município. 
Esses novos medidores de chip privam o consumidor da segurança de efetuar o acompanhamento continuo de seu consumo e fere o decreto da presidenta, Dilma Rousseff, sobre a diminuição nas tarifas de energia elétrica residenciais em 16,2% e a redução para o setor produtivo 28%.