sexta-feira, 29 de maio de 2015

Alunos de Nova Iguaçu comemoram 45 anos de fundação da Escola Municipal Marcílio Dias


Hoje (29) foi dia de festa para os 1250 alunos da Escola Municipal Marcílio Dias, em Vila Iguaçuana, que comemora 45 anos de fundação. A manhã teve início com os alunos expondo o resultado de um longo trabalho de pesquisa sobre a memória do patrono da escola, que durou cerca de três meses. Os estudantes se aprofundaram também no histórico da escola e o que ela representa na vida da comunidade.

O trabalho resultou em apresentações teatrais, de músicas, paródias, além da exposição de cartazes e gráficos sobre a vida e carreira do marinheiro, herói da batalha naval do Riachuelo durante a Guerra da Tríplice Aliança, e também da trajetória da unidade de ensino Marcílio Dias e o que ela contribui para o crescimento da região.

De acordo com o diretor, Pedro Fernandes Lopes, o dia é de festa, mas também de aprendizado. “Todos se empenharam muito durante a pesquisa. Eles estudaram história, fizeram entrevistas com funcionários e a comunidade e aprenderam usar ferramentas como gráficos e tabelas. Hoje, é o dia de mostrar tudo isso. Estamos muito felizes com o resultado e eles ansiosos e satisfeitos”, explica ele.

Segundo a diretora adjunta, Alzira Farias, os alunos se envolveram tanto com o trabalho, que muitos querem seguir a profissão de Marcílio Dias. “Uma das perguntas da pesquisa, era qual profissão gostariam de seguir. A maioria respondeu marinheiro, por causa da história que aprenderam”, conta.

Kauã de Sousa, 12, definiu como emocionante a história do herói brasileiro. “Vou representar um soldado na peça e durante os ensaios, aprendi muita coisa. Fiquei orgulhoso de tudo que o Marcílio Dias fez quando era vivo”, afirma o estudante o sétimo ano.

O evento contou com a presença do vereador Marcelo Nozinho, morador da região, e do secretário de Comunicação, Paulo Cezar Pereira, que representou o prefeito Nelson Bornier.






quarta-feira, 27 de maio de 2015

Artista plástica de Vila de Cava ganha prêmio.                               
                          

Nascida e criada no bairro Vila de Cava, zona rural de Nova Iguaçu, Gloria Gouvêa, de 52 anos, concorreu em abril deste ano com mais de 200 artistas brasileiros e da América Latina, o prêmio do Salão Nacional de Belas Artes “Rio, 450 anos de Encantos Mil”. No evento que celebrou o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, a iguaçuana ficou em terceiro lugar na categoria pintura, com a tela “Garota da Laje”, uma homenagem à mulher negra brasileira, confeccionada em uma porta velha de armário.
Gloria afirma que todas as suas obras são criadas através de matéria prima reciclada. “Para mim, o terceiro lugar vale como medalha de ouro. Não esperava ganhar. Fui sem nenhum recurso e com muita dificuldade. Os outros artistas tinham trabalhos espetaculares. Estou muito feliz”, conta ela.
A tela ganhadora, assim como os demais trabalhos inscritos no concurso, ficaram expostos na sede da Sociedade Brasileira de Belas Artes, na Lapa, entre 26 de março a 9 de abril, dia do resultado final. Agora, com a tela em mãos, Gloria luta para viver da sua arte na Baixada Fluminense. “Há muitos anos estou arrastando a arte em Nova Iguaçu. Já ganhei prêmios na Região dos Lagos e Paty do Alferes. Mas na minha cidade, fico no anonimato”, afirma.
Com a obra prima sendo extraída das ruas, Gloria transforma pneus, garrafas, tecidos, caixotes de feira e móveis velhos em quadros, esculturas, vasos e enfeites. Há 34 anos fazendo arte sustentável, ela já retirou toneladas de lixo das ruas, contribuindo ainda com o meio ambiente. “Aos 18 anos fiz minha primeira obra com tinta que minha irmã achou no lixo. A tela usada foi o fundo de uma gaveta velha. Daí em diante, aprimorei minha técnica e continuo usando materiais que as pessoas descartam. Hoje, meu ateliê está cheio de pneus. Estou com uma grande inspiração e trabalhando muito com isso”, explica.
Gloria Gouvêa também é procurada para a confecção de cartazes e letreiros de lojas e igrejas, por exemplo. Seus trabalhos ficam expostos no ateliê, localizado na Rua Bayron Dori de Almeida, nº 472, em Vila de Cava. Para viver, a artista divide seu tempo como recepcionista de uma empresa de segurança, que está afastada por conta de uma cirurgia. “Meu sonho é dedicar todo o meu tempo para a arte. Mas antes disso, quero conscientizar as pessoas sobre a causa ambiental. Uma simples atitude pode gerar um grande desastre ecológico. Esta é a minha luta”, conclui.
Fotos: Thiago Loureiro

terça-feira, 26 de maio de 2015

Curso capacita 105 assistentes sociais e psicólogos em Nova Iguaçu

A prefeitura de Nova Iguaçu iniciou ontem (25) o curso de qualificação CapacitaSUAS. Destinado para profissionais da Assistência Social, a atividade tem como objetivo capacitar gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para implementação de planos estratégicos desenvolvidos pelo governo. Ao todo, 105 profissionais dos municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Mesquita participam do curso.

A formação é gratuita e será desenvolvida até sexta-feira (29), no Centro Social São Vicente, em Nova Iguaçu. O curso é ministrado pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fátima Valéria Ferreira de Sousa, e todos os participantes receberão certificado da instituição de ensino após conclusão.

A secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu (Semas), Cristina Quaresma, comemora o fato de Nova Iguaçu ser a primeira cidade a recepcionar o CapacitaSUAS na Baixada Fluminense. “É um grande momento da Assistência Social. A atividade vai oportunizar aos gestores, trabalhadores e conselheiros da área o acesso à qualificação, aos conhecimentos e aos conteúdos atualizados”, avalia Quaresma.

A abertura contou com a presença da secretária e subsecretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Cristina Cosentino e Nelma Azeredo, respectivamente; subsecretária da Semas de Nova Iguaçu, Cristiane Lamarão e da representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Patrícia Villas Boas.