sexta-feira, 9 de março de 2012

Prestação de contas reúne 450.


O bairro de Coelho da Rocha se mobilizou para receber duas reuniões de prestação de contas da Prefeitura. Cerca de 450 pessoas estiveram em dois endereços e ouviram informações do Prefeito Sandro Matos sobre projetos realizados em 2011 e outros em andamento. As reuniões de prestação de contas vem sendo realizadas desde o final de 2009 e servem para aproximar a Prefeitura dos moradores, que podem esclarecer dúvidas e dar sugestões.

Durante as reuniões, o prefeito Sandro Matos falou das melhorias na cidade, que estão resgatando em todos o orgulho de ser meritiense. Além das obras, que estão também ajudando a trazer novas empresas e investidores para a cidade, gerando assim mais empregos, ele anunciou novo concurso público para a Guarda Municipal, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Promoção Social e falou também das 1.200 vagas que serão abertas anualmente na Escola Técnica que será instalada no município pelo Governo Federal. “Vamos capacitar nossos jovens e dar-lhes oportunidade de alcançar melhores colocações no mercado de trabalho”, disse.

A primeira reunião aconteceu no campo da União Esportiva de Coelho da Rocha e atraiu cerca de 260 moradores. “O que eu queria escutar, que era esclarecimentos sobre as obras, eu escutei e estou satisfeito. Não é sempre que se tem a chance de estar frente a frente com o prefeito e temos que aproveitar”, disse o aposentado José Avelino dos Santos, de 68 anos.

A outra reunião aconteceu na sede da Associação de Moradores do bairro, e juntou mais de 200 pessoas, lotando uma das salas da associação. A maioria tinha dúvidas sobre os projetos, principalmente do PAC Drenagem, que vai beneficiar 12 bairros com obras de infraestrutura que vão acabar de vez com as enchentes no município. Mãe de uma filha especial, a Alessandra do Amaral Soares, de 28 anos, disse que a reunião foi esclarecedora. “Foi muito boa (a reunião). Gostei do debate e do prefeito esclarecer nossas dúvidas”, disse. Moradora da comunidade da Portelinha, ela recebeu do prefeito a garantia de que as famílias que já foram cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida ganharão moradias decentes. “Isso me deu mais fé”, declarou.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu essa semana, deputados da bancada do Rio de Janeiro. O deputado Marcelo Matos (PDT/RJ) compareceu à audiência na qual foram debatidos os programas que o governo vem desenvolvendo para o Estado na área de Saúde.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu essa semana, deputados da bancada do Rio de Janeiro. O deputado Marcelo Matos (PDT/RJ) compareceu à audiência na qual foram debatidos os programas que o governo vem desenvolvendo para o Estado na área de Saúde.

Os parlamentares conversaram com o ministro sobre projetos como Academia da Saúde, os programas Saúde na Escola e Saúde da Família e também a Rede Cegonha, entre outros. Também foram comentados os índices de desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades. O ministro destacou que os municípios irão receber recursos de acordo com o desempenho de cada localidade. Quanto melhor a avaliação, maior será o repasse de recursos.

Padilha também destacou que o município do Rio de Janeiro vem se destacando, por exemplo, nos investimentos em atenção básica na saúde. Ele também lembrou que os dados da capital fluminense mostram que, no Rio, o volume de investimentos representa quase a metade do que foi aplicado em todo o País.

O deputado Marcelo Matos aproveitou para pedir ao ministro especial atenção e empenho para a construção de um hospital federal na Baixada Fluminense.

Outro ponto que o ministro fez questão de salientar foi o resultado do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que mostrou avanços na execução de obras para a área de Saúde. Os investimentos chegaram a R$ 780,5 milhões e um dos índices aponta para a execução de 99% na contratação de Unidades Básicas de Saúde e de Unidades de Pronto Atendimento


Conforme anunciado durante a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares no dia 03 de janeiro, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da secretaria Municipal de Promoção Social, entregou, ontem, dois carros zero quilômetros aos dois Conselhos Tutelares do município, um para cada um, para que possam trabalhar com autonomia e dedicação na defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Os carros são de fundamental importância para dar conta das diversas diligências necessárias a serem efetuadas pelos conselhos. Melhorando, desta forma, a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse o secretário de Promoção Social, Geraldo Luiz Brinate.

A partir deste ano, o município tem dois Conselhos: um em Vilar dos Teles e outro, ainda a ser inaugurado no primeiro semestre, no Centro São João de Meriti. Por enquanto, os dois estão trabalhando fisicamente em Vilar dos Teles. O número dobrou para que a cidade atenda a grande demanda que só no primeiro trimestre de 2011 chegou a mais de 6 mil atendimentos.

Para os presidentes dos Conselhos Tutelares (CT) 1 e 2, Luiz Carlos Vicente de Paula e Marinete Valentim, os carros são muitos importantes para a sociedade meritiense. “O carro permite aos conselheiros fazer visitas domiciliares, aproximando-nos, assim, das famílias porque nos permiti participar e verificas as necessidades de cada uma delas mais de perto. Facilita a tomada de atitude”, destacou Merinete.

Para Luiz Carlos, deixa transparecer a pareceria entre os CTs e o executivo. “O carro demonstra o emprenho da Prefeitura de São João de Meriti com a causa da criança e do adolescente e para com a sociedade civil”, pontuou o presidente da CT 1 (Vilar dos Teles).

O Conselho Tutelar, um órgão municipal de autonomia funcional, tem como missão zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Esteve presente a cerimônia, entre outras autoridades, a secretária municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Leila Regina.