quarta-feira, 10 de junho de 2015

A pedido da Prefeitura de NI, bombeiros investigam
se incêndio na Serra de Madureira foi criminoso

O Corpo de Bombeiros, em parceria com agentes da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu, realizou hoje (10), uma perícia para apurar se o incêndio que atingiu a Serra de Madureira no dia 28 de maio é criminoso. A atividade foi comandada pelo coronel Alexandre Luís Belchior dos Santos, teve início às 10h e contou com a participação de cerca de 20 homens.

O incêndio aconteceu no entorno do Parque Natural Municipal e as chamas consumiram oito hectares de mata nativa. O pedido de perícia foi feito pela Guarda Ambiental de Nova Iguaçu. De acordo com os bombeiros, o laudo será divulgado até o dia 30 de junho.

“Este mês já tivemos três incêndios em Nova Iguaçu. A partir do resultado vamos traçar uma linha de ação em conjunto com a prefeitura para atender os incêndios com mais eficácia, principalmente durante o período de estiagem, que acontece até outubro”, disse o coronel.

A subsecretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova (Semuham) Iguaçu, Cázia Angela de Vasconcelos, e o chefe do Parque Municipal, Edgar Martins, acompanharam a operação.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Olimpíada do Conhecimento invade as oficinas
do SENAI Nova Iguaçu e Duque de Caxias


Joana Mineiro

Nova Iguaçu e Duque de Caxias, 9 de junho de 2015
Foi dada a largada para a maior competição de educação profissional da América Latina, a Olimpíada do Conhecimento. A etapa escolar do evento começou nesta segunda, dia 8, e vai até sexta-feira, dia 12, em todo o estado do Rio. Na Baixada Fluminense, as duas unidades do SENAI, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, selecionaram ao todo 49 alunos. Durante o torneio, eles serão expostos a situações de problemas e terão que resolver as provas para se classificarem para a etapa nacional.
Sidney dos Reis, chefe de Educação Profissional do SENAI Nova Iguaçu, explicou que além de motivar os alunos, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. “O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, que orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas. A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional, e os melhores estudantes representam o Brasil no WorldSkills, competição mundial de competência profissional”, destacou Sidney.
No SENAI Duque de Caxias foram selecionados 24 jovens, entre 15 e 19 anos, alunos das ocupações de Caldeiraria, Eletricista de Manutenção, Técnico de Instrumentação e Controle, Técnico em Segurança do Trabalho e Mecânico de Manutenção. Já em Nova Iguaçu, com 25 alunos, entre 16 e 20 anos, os cursos são Segurança do Trabalho, Instrumentista Industrial, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Tornearia Mecânica, Soldagem e Mecânica de Automóveis.
Os competidores, selecionados por meio de avaliação comportamental e prova teórica, têm, entre outras intenções, mostrar suas habilidades e ser reconhecido no mercado de trabalho. Dennison Andrey Siqueira, 20 anos, é um dos que sonham com um emprego na indústria. Aluno do curso de eletricidade industrial do SENAI Caxias há um ano e meio, ele revela que está com expectativas no torneio. “Estou muito feliz por ter sido selecionado para essa olimpíada e quero crescer na minha profissão. Meu foco agora é o mundial, quero competir internacionalmente com alunos de vários países”.

A Olimpíada do Conhecimento começa dentro das escolas do SENAI, que a usa como um dos instrumentos de avaliação e aperfeiçoamento permanente das ações educativas das unidades de ensino, na busca de melhorias contínuas que garantam sempre uma formação profissional de qualidade, e o desenvolvimento em nível de excelência dos jovens que dela participam. O torneio é composto pelas etapas escolar, estadual, nacional e internacional, e em cada etapa os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Sexta-feira, dia 12, serão divulgados os nomes dos estudantes classificados para a fase estadual, que vai de 29 de junho a 3 de julho em polos espalhados pelo estado.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Festa de Santo Antônio interdita ruas do Centro de Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu montou um esquema especial de interdição de ruas para receber os milhares de fiéis durante a Festa de São Antônio, padroeiro da cidade. O evento acontece entre os dias 10 e 14 de junho, no Centro de Nova Iguaçu.

A portaria que estabelece o novo roteiro para o trânsito será publicada amanhã (8), no Diário Oficial. Ao todo, serão quatro pontos de bloqueio.  Uma equipe com 14 agentes de trânsito e duas viaturas estará nos locais de interdição, auxiliando os motoristas. Além disso, faixas informativas serão posicionadas no entorno, comunicando sobre as mudanças.

O tráfego de veículos fica interditado a partir das 0h do dia 11 de junho até às 24h do dia 14, na Travessa Mariano de Moura, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Avenida Governador Amaral Peixoto; na Rua Doutor Barros Júnior, entre a Avenida Governador Amaral Peixoto e a Via Light; e na Avenida Governador Amaral Peixoto, entre as ruas Otávio Tarquino e Dom Walmor.

Os taxistas que fazem ponto na Avenida Governador Amaral Peixoto serão distribuídos para as ruas Otávio Tarquino, a critério da Superintendência de Operações e Controle de Trânsito.

As comemorações

Entre os dias 10 e 14 de junho os fiéis poderão participar das celebrações religiosas em devoção a Santo Antônio e da tradicional festa popular no entorno da catedral, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 2264, no Centro.

No sábado (13), Dia de Santo Antônio, acontece a missa solene, presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta. Haverá ainda missas de hora em hora, previstas para às 6h, 7h, 8h, 13h, 14h, 15h, 17h, 18h, 19h, 20h e 21h. A procissão pelas ruas da cidade será às 16h.
Serestando mostra que veio para ficar

   
Mais um projeto realizado no Complexo Cultural de Nova  Iguaçu, o Serestando já fez sucesso em sua primeira edição na última quarta-feira. Tendo como homenageado o seresteiro, Nelson Nunes, o encontro contou com a apresentação do Clube da Seresta. Vale lembrar que o projeto continua em todas as quartas-feiras do mês de junho e deve ter outras edições com outros homenageados em breve.
O secretário de Cultura, Wagner d’Almeida, abriu o evento e agradeceu a presença de todos, sempre lembrando que o Complexo Cultural é uma conquista da população e que abriga várias atividades. “Hoje é um local para trazer a família. Temos exposições, espetáculos para adultos e crianças e várias exposições, sem falar na biblioteca”, enfatiza.




     A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2015 e a lotes residuais (para quem caiu na malha fina) de anos anteriores. Os valores serão pagos em 15 de junho.

 Leia mais em: http://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2015/noticia/2015/06/saiba-se-sua-declaracao-esta-no-1-lote-do-imposto-de-renda-2015.html