sábado, 7 de janeiro de 2012

Mais vagas e professores na Educação de Meriti


A Prefeitura de São de João de Meriti se prepara para um ano de mais vitórias na Educação. Para tanto, já está trabalhando para que o ano letivo de 2012 seja o melhor na história do município. Uma das novidades é a nova Proposta Curricular, que acaba de sair e vai substituir a anterior. A nona proposta está em sintonia com as novas legislações e segue o que há de mais moderno em Pedagogia.
Também o quadro de professores será reforçado já que os 237 aprovados no concurso realizado este ano no município começarão a ser chamados já em janeiro e se juntarão aos 1.056 que já atuam na Educação municipal. Foram abertas 5.500 novas vagas no Ensino Fundamental, cujas matrículas foram prorrogadas até o dia 20 de janeiro. Além do corpo docente, houve reforço também na estrutura física para atender com mais conforto alunos, professores e funcionários de apoio. Todas as 62 escolas da rede estão recebendo melhorias. Destas, 12 já foram reformadas e reinauguradas; 16 estão com reforma em andamento; quatro estão sendo reconstruídas e 12 sendo licitadas. A Rede pública conta com nove creches que funcionam em horário integral, dando oportunidade possibilitando às mães trabalharem.
O ano letivo terá início em 01 de fevereiro e irá até 21 de dezembro, totalizando 207 dias letivos. Projetos que aconteceram em 2011 terão continuidade, como o Escola Aberta, que abre as escolas nos finais de semana para atividades culturais e esportivas e o Mais Educação, que prorroga a permanência dos alunos nas unidades após as aulas, com atividades esportivas e culturais.

Meriti inicia atividades de programa que ajuda fumantes


Importante apoio para que os fumantes de São João de Meriti larguem o hábito de fumar, o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer inicia suas atividades do ano nesta quinta-feira (05), com a formação de um novo grupo, na sede da Vigilância Sanitária do município, na Rua Adelino Gonçalves, s/nº, em Coelho da Rocha.  Para se inscrever, basta ir até o local portando documento de identidade. Os inscritos passarão por uma entrevista onde será diagnosticado o grau de dependência do cigarro e a forma de tratamento mais adequada a cada caso.
O controle do tabagismo é um dos grandes destaques entre os programas de saúde desenvolvidos no município e vem conseguindo ajudar muitos meritienses a largarem o cigarro e levarem uma vida mais saudável. Em 2011, 626 pessoas deram o primeiro passo em direção à cura e 439 terminaram o ano sem fumar. 
O trabalho é desenvolvido através de reuniões semanais, com duração de quatro semanas, onde são formados grupos de 10 a 15 pessoas. A cada reunião eles são incentivados a contar a história de sua relação com o cigarro e recebem informações sobre a composição química e os materiais usados na fabricação do cigarro. A cada reunião, recebem um livro elaborado pelo Ministério da Saúde com as informações pertinentes ao ponto do tratamento em que se encontram. 
Nos encontros, os fumantes buscam e dão apoio uns aos outros na luta contra o vício. Aqueles que têm mais dificuldades recebem, gratuitamente, um adesivo para ajudar no tratamento. “O adesivo é apenas uma ferramenta do tratamento e procuramos usá-lo o menos possível”, diz a médica Elisabeth Brandão, à frente de um grupo que funciona na sede da Vigilância Sanitária, em Coelho da Rocha, que inclui servidores da Prefeitura.
Além da Vigilância Sanitária, outras unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estarão formando grupos a partir deste mês (veja relação no final).
Durante o programa, os interessados que apresentam sintomas são submetidos a exames para diagnóstico de câncer, principalmente de boca, que tem no hábito de fumar seu principal agente.  
Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago). Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco. A má alimentação, consumo excessivo de álcool, exposição excessiva ao sol, exposição ocupacional e comportamento sexual e reprodutivo inadequado concorrem também como importantes fatores de risco de câncer e necessitam de ações específicas para o seu controle.