quarta-feira, 6 de novembro de 2013




O jornalista Fernando Molica confirmou  em sua coluna que, Lindbergh não será candidato a governador. Ele inclusive foi barrado na reunião no Copacabana Palace, aonde Lula recebeu Cabral e Pezão, no seu quarto.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013



Em mais uma etapa da Operação Choque de Ordem, a Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública de Nova Iguaçu notificou nesta terça-feira (29/10) a empresa Nova Park, responsável por explorar o estacionamento irregular nas ruas Rita dos Santos, Presidente Vargas, Delfina Leite e João Leopoldo, no bairro Comendador Soares. Oito placas foram retiradas e dois talões apreendidos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013






Clébio Luiz



Prefeito de Nova Iguaçu doa área para construção
de destacamento da PM no bairro Cerâmica.


O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, recebeu, na última terça-feira (04-05), em seu gabinete, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho. Durante o encontro, um dos temas debatidos foi a questão da segurança no município. O militar informou que na semana que vem levará à Secretaria de Segurança Pública o projeto para a construção do batalhão de Nova Iguaçu, que ficará em Marapicu. Bornier anunciou ainda que a Prefeitura irá doar uma área para a instalação de destacamento da PM no bairro Cerâmica.
Nelson Bornier destacou que a área do batalhão já está desapropriada e pronta receber a nova unidade. Preocupado com a onda de insegurança no município, Bornier disse que a construção do batalhão, no corredor da Estrada de Madureira, e a implantação do destacamento são importantes para o município. “Estamos fazendo a nossa parte para que Nova Iguaçu continue sendo uma cidade segura. O governador Sérgio Cabral está nos ajudando muito nesta tarefa”, concluiu Bornier, que na terça-feira (11/06) visitará com o comandante geral da PM a área para construção do destacamento na Cerâmica.
O prefeito argumentou ainda que no sábado (08-06) se reunirá com moradores do bairro Campo Belo, que fica no corredor da Estrada de Madureira, área onde há problemas com bandidos. Na semana passada, pelo menos três escolas municipais foram fechadas e a coleta de lixo foi precária por causa da aços de traficantes.
Nelson Bornier já decidiu que a Prefeitura irá reformar os destacamentos de policiamento PM de Miguel Couto, KM-32, Jardim Tropical e Comendador Soares. O de Austin irá mudar de lugar por causa da construção de um viaduto. Na próxima semana, Bornier vai a Brasília conversar com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para pedir recursos. O objetivo é instalar em Nova Iguaçu, em parceria com os governos federal e estadual, um centro de operações que permitirá uma série de ações de reforço à segurança.
Erir Ribeiro falou rapidamente após a saída do encontro e mostrou-se surpreso ao ser perguntado se os bandidos do Rio migraram para a Baixada Fluminense após a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). “Não há nenhuma relação de migração com a instalação das UPPs. A Polícia está trabalhando sempre para combater a criminalidade”, resumiu, acentuando que um dos principais problemas de Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis e Nova Iguaçu é a Via Light, estrada que, segundo Erir Costa,  serve de rota de fuga de traficantes oriundos do Morro do Chapadão, na Pavuna, subúrbio do Rio.
Mesmo com o comandante negando o aumento da violência na Baixada Fluminense, estatísticas de março da Secretaria de Segurança Pública do Rio dão força à hipótese de mudança da criminalidade. Os números mostram queda da criminalidade na capital e aumento na Baixada em comparação com março do ano passado.
De acordo com dados da Secretaria, as 12 cidades da Baixada Fluminense registraram aumento de 14 indicadores e redução em apenas quatro. Houve avanço nos homicídios (23%), roubos (21,5%) e no total de ocorrências (5,3%).
O comandante do 20 Batalhão de Polícia Militar (Mesquita), tenente-coronel Max Fernandes, salientou que a unidade tem 670 policiais para cobrir Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis. Segundo ele, não há nenhuma área crítica em Nova Iguaçu. “Identificamos o problema e o combatemos de imediato”, disse.
Participaram também da reunião a vice-prefeita Dani Nicolasina, os secretários Thiago Portela (Governo), Luiz Antunes (Defesa Civil e Ordem Pública), o procurador geral Tiago Rodrigues e o consultor jurídico Adilson de Faria Maciel.




sexta-feira, 17 de maio de 2013


A prefeitura e a Diocese de Nova Iguaçu estão preparando uma mega ‘Operação Santa’ para recepcionar na cidade cerca de 8 a 10 mil peregrinos do Brasil e do mundo inteiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho.
O aparato logístico, que envolve as Secretarias Municipais de Governo, Educação, Cultura, Transporte, Saúde, Assistência Social, Defesa Civil e Ordem Pública, será montado um mês antes para a chegada, no dia 19 de junho, à Catedral em Nova Iguaçu, da Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, símbolos da Jornada.

quinta-feira, 16 de maio de 2013


O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, recebeu, na última terça-feira (14-05), às 10h, a visita de representantes da (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e de Eletrobras/Furnas. Em pauta, a instalação de um distrito industrial de 2 milhões e 850 mil metros quadrados, gerando assim 40 mil empregos. O prefeito irá visitar a área, que fica no limite com os municípios de Queimados e Japeri, próximo ao Arco Metropolitano.
Com as emancipações de Queimados, Japeri, Belford Roxo e Mesquita, todas na década de 90,  Nova Iguaçu perdeu diversas indústrias de nome no mercado nacional como a Kaiser, Cimento Liz, Pumar (fábrica de guarda-chuvas) e a Bayer, entre outras. O município ficou ainda sem o Porto Seco (depósito alfandegado que armazena mercadorias), que passou a pertencer a Mesquita.
Cerca de 3 mil contribuintes já passaram pelos 97 guichês das três centrais de atendimento, somente na primeira semana de funcionamento do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da Prefeitura de Nova Iguaçu. Até sexta-feira (9), a Secretaria de Economia e Finanças havia recebido 1.800 pedidos para parcelamento de dívida com a municipalidade, o equivalente a R$ 5 milhões em refinanciamento, 90% dos quais relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

quinta-feira, 7 de março de 2013

Nova Iguaçu realiza 14ª Edição do Baixada Open de Tênis de Mesa




Quinhentos competidores de diversas regiões participal neste sábado (9) da 14ª edição do Baixada Open de Tênis de Mesa, em Nova Iguaçu. A competição, que começa às 9h, na quadra do Iguaçu Basquete Clube (IBC), tem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Segundo o secretário Adriano Santos, a competição envolve atletas iniciantes, não federados, que podem se inscrever até uma hora antes do início da disputa.

“A Secretaria de esportes e Lazer de Nova Iguaçu, com objetivo de difundir e incentivar a pratica do tênis de mesa na cidade, irá disponibilizar minis-mesas para que a criançada, até 10 anos, possa experimentar o tênis de mesa”, explicou Adriano.

"O Tênis de mesa é um esporte olímpico. Neste sábado, colocaremos mesas com tamanho reduzido para que as nossas crianças possam experimentar o esporte e brincar de jogar tênis de mesa, gratuitamente, é claro", anunciou o secretario de Esporte e Lazer. Um dos destaques da competição será o mesa-tenista Felippe Esteves Ferraz, de 31 anos,. Morador de Nova Iguaçu, ele conquistou recentemente a medalha de bronze na competição de não federados, realizado no Clube Fluminense. O Baixada Open é atualmente a maior competição de tênis de mesa da Baixada Fluminense.

A Organização técnica da competição ficará a cargo do desportista Rogério Reys Lyrio, reconhecido por ser um dos maiores incentivadores do tênis de mesa da região. O Iguaçu Basquete Clube(IBC), fica na Rua Dr. Arino de Oliveira, nº 85, Centro, Nova Iguaçu. É importante ressaltar que a entrada é franca.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, recebe hoje, às 15h, em seu gabinete, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Erir Ribeiro da Costa Filho. Na ocasião, Bornier apresentará a planta de uma área de 20 mil m2 para a construção do batalhão da PM na cidade. O terreno fica localizado no bairro Marapicu, às margens da Estrada Abílio Augusto Távora, antiga Estrada de Madureira. A construção do batalhão faz parte do compromisso do governador Sérgio Cabral assumido com Bornier durante sua campanha para prefeito.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, defendeu ontem o envolvimento de todos os municípios da Baixada Fluminense no projeto Estrada Sustentável, que visa transformar a rodovia Presidente Dutra, um dos principais eixos viários do país, em um importante vetor de referência para o desenvolvimento sustentável de estradas e cidades brasileiras.
Ele participou, ao lado de seu secretariado de governo, do I Encontro sobre Educação e Empreendedorismo, do projeto Estrada Sustentável, no Centro Social São Vicente, antigo Patronato. O programa, lançado em junho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, é uma iniciativa da concessionária Nova Dutra (CCR) em parceria com diversas outras instituições.
Gestor da área de Sustentabilidade da Nova Dutra, Gilberto Pinheiro explicou que o encontro de ontem, em Nova Iguaçu, uma das cidades mais importantes da Baixada Fluminense, é o início de uma frente de discussões do projeto em uma região rica em possibilidades para parcerias sustentáveis. Segundo ele, a cidade, polo fundamental para ações futuras do projeto, “sempre respondeu com proatividade” todas as vezes que foi solicitada a apoiar iniciativas da concessionária.
Para o presidente da Nova Dutra, Ascendino Mendes, o Estrada Sustentável “é um projeto inovador” no Brasil e uma contribuição para a melhoria da qualidade de vida do país, em termos de segurança e meio ambiente, entre outras coisas. Defendeu ainda o engajamento da sociedade para que a iniciativa possa, de fato, transformar a rodovia em modelo de sustentabilidade.
 “Daí a necessidade de desenvolvermos temas que envolvam questões ligadas ao empreendedorismo, a mobilidade urbana e a segurança das rodovias para diminuir o número de acidentes e mortas, que, na Dutra ,ainda é ainda é muito alto”, defendeu o presidente da concessionária.
O encontro, segundo ainda Mendes, é uma oportunidade, por exemplo, para o pequeno e médio empresário crescer e se desenvolver, através de orientação de instituições, como o próprio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
“Estamos Juntos nesta empreitada, que deve acontecer com uma grande discussão, envolvendo todos os setores da sociedade organizada, sobretudo da Baixada Fluminense. O projeto é muito importante pela troca de ideias em busca de um mundo melhor e mais saudável para todos nós”, disse o prefeito.
Ainda de acordo com Bornier, ninguém melhor do que a Nova Dutra para encabeçar um movimento desta magnitude. “Esta iniciativa tende a favorecer, não apenas os usuários da rodovia, podendo também desenvolver projetos importantes que atendam, de certa forma, ao desenvolvimento da nossa região, com reflexos na melhoria da qualidade de vida do nosso Povo”, definiu o prefeito.

Já o secretário municipal de Governo, Thiago Portela, deixou claro que Nova Iguaçu não só quer ser parceiros em iniciativas de grande alcance social, a exemplo do Estrada Sustentável, como está também de portas abertas para receber projetos que contemplem a melhoria de vida da população. Ele lembrou que o prefeito Nelson Bornier encontrou a cidade repleta de problemas, cheia de dificuldades, razão pela qual qualquer tipo de parceria que beneficie a cidade será sempre muito bem-vindo.
Prestigiaram também o evento, os secretários de Esporte e Lazer, Adriano Santos; de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes; de Agricultura, Comércio e Turismo, Mário Marques; de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior; de Assistência Social, Cristina Quaresma.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Conselho debate mais segurança para Nova Iguaçu
  
O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Nova Iguaçu se reuniu, nesta terça-feira (25-02), na quadra da Escola Municipal Meninos de Deus, no bairro Prata. Além da segurança, foram debatidos diversos temas como saúde, educação e saneamento básico.
Durante e a reunião, o comandante do 20º BPM (Mesquita), tenente-coronel Max Fernandes, foi sabatinado sobre como melhorar a segurança no bairro que, segundo moradores, sofre  constante onda de assalto.  Eles sugeriram que fosse colocada uma cabine na Prata. “Estamos avançando em diversos pontos, mas instalar  a cabine não é solução, pois o patrulhamento ficaria fixo. O ideal é intensificarmos as rondas  A polícia também está atuando no sentido oferecer sempre um bom serviço”, resumiu o comandante.
O secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Públical, Luiz Antunes, destacou que  a Prefeitura está desenvolvendo uma serie de atividades para melhorar a vida da população. “Não houve transição. Por isso ficamos sem informações. Mas os serviços públicos  funcionam normalmente. Estamos sempre dispostos a colaborar com tudo que for necessário para termos uma cidade segura e com boa qualidade de vida”, frisou.
Participaram ainda da reunião a delegada Juliana Emerick de Amorim (52ª DP), a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Teresa Pezza, o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Marcelo Lessa, a diretora da Escola Municipal Meninos de Deus, Patrícia Santos, e público em geral.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu inaugura o primeiro Centro de Hidratação da Dengue na Baixada Fluminense

Na manhã desta quarta-feira, 20 de fevereiro, o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira, o prefeito da cidade, Nelson Bornier, e o superintendente de Vigilância Epidemiológia e Ambiental do Estado, Alexandre Chieppe, inauguraram o primeiro Centro de Hidratação da Dengue na Baixada Fluminense. Os pacientes que apresentarem os sintomas da doença terão atendimento especial e devem procurar diretamente o Centro, que fica em frente à Emergência do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI).

A Secretaria de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu promoveu, nesta quarta-feira (20-02), na vila olímpica, o aulão inaugural do Projeto Esporte na Vila. A iniciativa abre mil vagas para atividades como atletismo, ginástica, capoeira, futebol masculino e feminino e vôlei de areia.
O aulão de ginástica, comandado pela professora Aline Gualberto, contou com a participação de cerca de 50 pessoas, que fizeram alongamento, aeróbica, dança e recreação. “Participo das atividades na vila há mais de dois anos. O pessoal aqui é animado e estou me sentindo muito bem fisicamente”, disse a aposentada Ivete Joana de Araújo, 72 anos.
De acordo com o secretário Adriano Santos, a vila está voltando a desenvolver atividades visando principalmente a iniciação esportiva. Em março, por exemplo, será implantado o Projeto Caravana dos Esportes, que irá levar atividades a diversos bairros. Em abril, o objetivo é reabrir a piscina da segunda vila olímpica, que fica na Posse, ao lado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “Estamos planejando uma série de atividades. O aulão inaugural foi um sucesso e a vila volta a funcionar a todo vapor. As atividades de quadra como futsal, handebol, vôlei, judô, karatê, taekwondo e ginástica rítmica voltam a funcionar a partir de março.

Madalena Angelo.

A Escola Municipal Rui Afrânio Peixoto, em Miguel Couto, está passando por reformas estruturais, terá as 10 salas do segundo pavimento liberadas num prazo máximo de 30 dias. Parte da unidade escolar estava interditada pela Defesa Civil por conta de problemas na laje, que foi refeita. A obra está sendo realizada por meio de convênio e segundo a Secretária de Obras e Serviços Públicos, Carla Neves esteve parada por falta de pagamento.

Com a retomada da obra, as aulas foram iniciadas nesta segunda, dia 18, e o projeto original está sendo alterado para atender outras necessidades da escola, como a colocação de cobertura na caixa d’água e reparo da parte elétrica, por exemplo. Os quatro banheiros também estão recebendo cubas, torneiras e novas portas. Além disso, o terreno da unidade escolar está sendo capinado.

Para adiantar os reparos, os operários trabalharam no período de Carnaval, a fim de que o início das aulas não fosse prejudicado.  De acordo com a diretora da escola, Maria de Fátima dos Santos Quinta, a escola funciona em dois turnos com 500 alunos da educação infantil ao 5º ano.  

Apesar da obra, as crianças estão estudando em horário normal. Apenas os alunos da educação infantil, que estão em período de adaptação estão estudando duas horas a menos."Estou confiando no término das obras e no retorno regular das aulas. Já fiquei sentada aqui esperando minha filha das 13h às 15h. Não tinha aula no período completo". contou a dona de casa Edicléia de Almeida Rocha.

Madalena Angelo

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Prefeitura convoca 207 aprovados em concurso público na área da Saúde



A Prefeitura de Nova Iguaçu está convocando 207 aprovados no último concurso público (realizado em junho de 2012) para diversos cargos como ginecologistas, cardiologistas, vigias patrimoniais e assistentes sociais III, entre outros.

Além de ginecologistas, cardiologistas, assistentes sociais III e vigias patrimoniais, a Prefeitura convoca também os aprovados para os seguintes cargos: auxiliar de saúde bucal, cirurgião geral, médico Samu, veterinário, nefrologista, neurologista, oncologista, proctologista, obstetra, cirurgião vascular, psiquiatra infantil, pneumologista e terapeuta ocupacional.

Os aprovados devem se apresentar na Secretaria de Administração (Rua Antonio Willman, 403, bairro Moquetá), das 9h às 16h, munidos dos seguintes documentos: título de eleitor, declaração de quitação com a Justiça Eleitoral, declaração de imposto de renda, PIS/Pasep (caso não possua inscrição, apresentar cópia da carteira profissional), uma foto 3 x 4, certificado de formação profissional (diploma), certificado de reservista, comprovante de residência, e comprovante de carga horária do CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (base nacional) atualizado. Este último documento é só para o cargo de médico.

sábado, 9 de fevereiro de 2013


Bornier recebe príncipe de Mônaco

Joana Mineiro



Em clima de carnaval e com direito a tapete vermelho, o príncipe soberano do principado de Mônaco, Albert Alexandre Louis Pierre Grimaldi (Alberto II), foi recepcionado pelo prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e pela vice-prefeita, Dani Nicolasina, na Casa do Menor São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto, nesta sexta-feira (08.02). O príncipe, que chegou escoltado pela Polícia Militar, demonstrou-se animado com a visita. Em nome do prefeito, Alberto II foi presenteado com um baú de lembranças, obras feitas por artistas de Nova Iguaçu, que contam a história do município. A Casa do Menor acolhe, atualmente, cerca de 800 jovens em situação de risco e é coordenada pelo Padre Renato Chiera.

No batuque do Olodum, tocado pelo grupo “Bato lá que eu bato cá”, da Casa do Menor de Tinguá, o príncipe entrou no clima e até tocou o surdo. Alunos da Escola de Circo da Casa do Menor de Miguel Couto, que estavam de pernas de pau e cuspiram fogo, também alegraram a festa. Outra atração foram as crianças da Creche Irmã Celina, em Rosa dos Ventos, que, fantasiadas, cantaram marchinhas de carnaval e fizeram o príncipe dançar.  
            Alberto II arriscou algumas palavras em português, mas continuou seu discurso em francês. “Sou amigo do Padre Renato há mais de 20 anos, e jamais recusaria o convite. Fiquei impressionado com o trabalho realizado na Casa do Menor. Estou muito feliz com a homenagem”, disse o príncipe que, entre vários presentes, se emocionou com a montagem gráfica com fotos da sua mãe, a princesa Grace Kelly, morta num acidente de carro quando ainda era pequeno.
            Bornier acompanhou Alberto II na visita à capela e às dez oficinas da Casa do Menor, onde o príncipe rezou o Pai Nosso em francês e acompanhou a rotina dos jovens. “É uma honra receber o príncipe na maior e melhor casa de atendimento às pessoas menos favorecidas. O Padre Renato faz um trabalho excepcional neste espaço e nos trouxe um presente. Alberto II é muito simpático, atencioso e alto-astral”, elogiou o prefeito, que garantiu, ainda, reforçar a parceria com a Casa do Menor e, junto com o Governo Federal, quer dar assistência aos usuários de craque. Bornier foi presenteado pelo príncipe com um souvenir de porcelana representando o principado de Mônaco.
            Jonathan da Cunha Medeiros Moreira, 18, morador de Miguel Couto, participa da oficina de Mecânica Geral e já pensa em fazer faculdade de Engenharia Mecânica. O jovem, que explicou o procedimento ao príncipe, não conteve o nervosismo. “Estávamos ansiosos. Para nós, é muito importante a visita do príncipe, nos trouxe visibilidade e motivação. A Casa do Menor merece receber uma presença ilustre como essa. Aqui, eu me encontrei profissionalmente e me preparo para a vida”, ressaltou.
            A festa contou também com a presença do vereador Gerciano e da delegada da 52ª DP, Juliana Amorim.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


PREFEITO NELSON BORNIER DOA AUMENTO DE SALÁRIO DE TODO SEU MANDATO AO HOSPITAL DA POSSE, RESSALTANDO QUE APROVAÇÃO DA LEI NÃO CONTOU COM A APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO.



DECRETO Nº 9.734, DE 17 DE JANEIRO DE 2013.



Considerando que a fixação dos subsídios do Prefeito Municipal é ato privativo da Câmara dos Vereadores;



Considerando a conformidade da Lei nº 4.218, de 15 de janeiro de 2013, com o dispos...to no art. 29, inciso V da Constituição Federal, bem como o parágrafo único do art. 347 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro;



Considerando, ainda, decisão prolatada pelo Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, nos autos do processo TCE nº 221.467-1/06, que atesta a legalidade e a constitucionalidade do aumento de subsídio na mesma legislatura;



Considerando que há mais de dez anos o subsídio do Chefe do Executivo Municipal não passou por qualquer reajuste ou revisão;



Considerando, apesar de todo o exposto, que o Prefeito Municipal é mandatário do povo e que a medida contida na Lei 4.218, de 15 de janeiro de 2013, não contou com a aprovação da população;





O PREFEITO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o que dispõe a legislação vigente



D E C R E T A :



Art. 1º. Que a diferença do valor fixado pela Câmara Municipal, a título subsídio do Prefeito Municipal, através da Lei nº 4.218 de 14 de janeiro de 2013, em comparação ao valor do subsídio pago em dezembro de 2012, permaneça nos cofres públicos, autorizando ao Secretário de Administração que proceda o desconto mensal correspondente, durante a vigência da referida Lei.



Art. 2º. Que o valor de que trata o artigo anterior seja remanejado para o orçamento do HOSPITAL GERAL DE NOVA IGUAÇU – Hospital da Posse.



Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.



Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, 17 de janeiro de 2013.



NELSON ROBERTO BORNIER DE OLIVEIRA


O prefeito São João de Meriti, Sandro Matos (PDT) — que teve o salário reajustado para R$ 24 mil e com isso passou a ser dono do terceiro maior salário da Baixada Fluminense —, baixou decreto, no dia 28 de dezembro, cortando as gratificações e vantagens não incorporadas de mais de quatro mil funcionários da cidade. No município onde mais de 70% dos moradores ganham até dois salários mínimos, segundo o IBGE, a medida vem provocando revolta.



Entre os que perderam benefícios como premiação, produtividade e horário integral, está o varredor Mauro Francisco de Almeida, de 56 anos. Servidor efetivo desde 1989, ele verá seu salário líquido de R$ 906,74 despencar ainda mais com a perda dos benefícios de R$ 248,80 em fevereiro.



— Não vou ter dinheiro para pagar dois empréstimos e o aluguel da casa — disse Mauro, visivelmente abalado, com o corte.



Paulo Figueiredo, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Meriti, classificou o corte como uma atrocidade contra o funcionalismo. Segundo Figueiredo, os servidores não têm aumento real há 18 anos.



— Aqui a gente só recebe correção salarial quando aumenta o salário. Vamos tentar ser recebido pelo prefeito para pedir a manutenção das vantagens — disse.



Na última quinta-feira, um grupo de servidores da Saúde e candidatos aprovados em concurso fizeram manifestação em frente à prefeitura. Entre as razões que motivaram o protesto, está o salário de Matos. Em entrevista ao “RJ-TV”, 1ª edição, o prefeito disse ter achado justo o aumento de 71,18% em seu salário.







Leia mais: http://extra.globo.

sábado, 5 de janeiro de 2013


A população da cidade de São João de Meriti está revoltada com o abuso que vem sofrendo pela empresa fornecedora de energia elétrica Light, que instalou medidores com chip, nos bairros, ocasionado um prejuízo coletivo aos consumidores, que tiveram uma surpresa ao verem suas contas de luz aumentadas absurdamente em até 10 vezes mais do que eram cobradas anteriormente pela empresa.
Procurando uma solução a população meritiense levou ao líder comunitário, Mauricio Serra, 2.800 assinaturas de consumidores, que se sentiram lesados, com a instalação desses novos medidores de consumo de energia, que imediatamente encaminhou ao Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional (CRAAI), de Duque de Caxias. Para que o Ministério Público tome conhecimento dos fatos. Além de uma Ação Civil que será impetrada para que a justiça obrigue a empresa fornecedora de energia, a substituir o chip eletrônico, pelos tradicionais relógios de medição, onde os consumidores têm a oportunidade de visualizar o movimento dos ponteiros e de realizar o controle de suas despesas “em tempo real”. 
A população espera que com essa medida a justiça restabeleça os direitos transindividuais violados pela má conduta da Light e da omissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e dos órgãos competentes do município. 
Esses novos medidores de chip privam o consumidor da segurança de efetuar o acompanhamento continuo de seu consumo e fere o decreto da presidenta, Dilma Rousseff, sobre a diminuição nas tarifas de energia elétrica residenciais em 16,2% e a redução para o setor produtivo 28%.