O último fim de semana foi de alegria para centenas de milhares de famílias iguaçuanas. O Programa Minha Casa, Minha sorteou 2.900 unidades habitacionais em evento realizado na Vila Olímpica que contou com a presença do prefeito Nelson Bornier, da vice-prefeita, Dani Nicolasina; secretária da Semas, Cristina Quaresma; do secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone e dos vereadores Juninho do Pneu e Henrique Neves.
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Um grupo de cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, divulgou esta semana a informação de que cheirar pum pode prevenir uma série de doenças, como o câncer.
A notícia foi publicada pelo site da revista americana “Time”.
Embora esses gases possam ser nocivos quando inalados em grandes quantidades, os pesquisadores acreditam que uma cheirada aqui e outra ali tem o poder de reduzir os riscos de câncer, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, artrite e demência.
sexta-feira, 19 de junho de 2015
Miss Universo Nova Iguaçu será escolhida neste sábado
FOTO: Thiago Loureiro
“A escolha será difícil, pois todas são bonitas!” A frase é do prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, ao receber nesta sexta-feira (19), em seu gabinete, 16 das 20 participantes do concurso Miss Universo Nova Iguaçu, cuja final será sábado (20), a partir das 20h, no salão Glass Palace Festas e Eventos. A vencedora representará o município no Miss Universo Estado, em agosto.
Ao receber as candidatas, Bornier fez questão de saber o local onde cada uma mora. À medida que elas falavam o bairro, o prefeito citava obras feitas pelo governo municipal em diversas localidades como Miguel Couto, Austin e Posse, por exemplo. “Fico feliz em saber que Nova Iguaçu tem muitas mulheres bonitas. Os jurados terão dificuldade para escolher a vencedora, que levará o nome da cidade para todo o Estado”, frisou o prefeito, ao lado da vice Dani Nicolasina, que foi convidada para participar do júri do concurso, que será composto também pela diretora do Miss Brasil, Susana Cardoso, além da Miss Estado do Rio do ano passado, Osana Elioti, e mais seis convidados.
A coordenadora do Miss Universo Nova Iguaçu, Noemi Rossetto, destacou que em 2013 o município ficou em quarto lugar no Miss Estado, com Amanda Videira. “Tivemos ainda Rafaela Borba, que foi escolhida Miss Fotogenia neste mesmo ano. Em 2011, Vanessa Rosseto foi coroada como Musa do Brasil, em Salvador. Quero agradecer ao prefeito Nelson Bornier, que é um grande incentivador do concurso, e às empresas que estão nos ajudando”, concluiu Noemi, enfatizando que foram feitas três eliminatórias com 74 candidatas para escolher as 20 finalistas.
Miss Simpatia no concurso de 2014, a universitária Jenifer Araújo, 23 anos, acentuou que o Miss Universo Nova Iguaçu abre novos horizontes no campo profissional, pois há possibilidades de participar de desfiles e de trabalhos publicitários. “Estou confiante em um bom resultado e me preparei bem. Tenho minha mãe como maior incentivadora.
Como sou filha única, é ela quem escolhe roupas e sapatos”, concluiu Jenifer, que sonha em conciliar a vida de modelo com a carreira de fisioterapeuta. O Glass Palace Festas e Eventos fica na Avenida São João Batista, 74, próximo à Secretaria Municipal de Assistência Social.
quinta-feira, 18 de junho de 2015
Nova Iguaçu promove campanha sobre incontinência urinária
Evento terá consultas gratuitas em praça pública
Quem passar pela Praça Rui Barbosa, no centro de Nova Iguaçu, no próximo dia 27, das 10h às 14h, terá uma boa oportunidade para realizar consultas gratuitas, com médicos e fisioterapeutas, na Primeira Campanha de Conscientização e Prevenção da Incontinência Urinária.
Promovido pela prefeitura através da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, o evento tem como objetivo esclarecer e orientar a população sobre os distúrbios da bexiga interativa e da bexiga caída. "Muita gente acha que a incontinência urinária é algo natural do processo de envelhecimento. Mas não é. Qualquer perda urinária, por menor que seja, pode ser incontinência urinária", assegura o urologista Francisco Coutinho.
Segundo Coutinho, de 15% a 30% da população mundial sofre de incontinência urinária. Por isso, no dia 27, médicos especialistas e fisioterapeutas ginecológicos estarão formando grupos orientando sobre formas de tratamento e de prevenção ao distúrbio, enquanto agentes de Saúde distribuirão panfletos informativos.
Aulas sobre fisioterapia pélvica (ginástica vaginal) também serão abordadas durante a campanha. "A Secretaria Municipal de Saúde contratou profissional em fisioterapia pélvica para realizar consultas gratuitas no município. Estaremos inovando em uma atendimento necessário que os planos de saúde não costumam cobrir", disse Coutinho.
terça-feira, 16 de junho de 2015
Prefeitura resolve problema de esgoto no bairro Jardim Nova Era
Na manhã desta terça-feira (16) foi de festa para a moradora do bairro Jardim Nova Era, Elizabeth Alves, 56, que na véspera do seu aniversário ganhou de presente antecipado o desentupimento de 100 metros de esgoto na Rua Doutor Mário Pinoti que há três anos incomodava a população.
De acordo com o diretor de Vias Urbanas da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), Abílio Quental, as manilhas eram pequenas demais e impediam o fluxo do esgoto, o que provocou o transbordamento devido a uma adutora feita pela Cedae que rompeu a tubulação.
Para solucionar o caso, cerca de doze funcionários da Prefeitura com o apoio da Cedae trabalharam desentupindo o esgoto com o auxílio de um caminhão vacol. Nesta quarta-feira (17) a equipe voltará ao local para fazer uma nova rede de esgoto e a troca de manilhas por maiores.
Para a moradora Elizabeth Alves que não conseguiu conter a felicidade, o presente foi mais que merecido. “Sonhei muito com esse dia. Agora não terei mais esse esgoto na frente da minha porta. Esse é um presentão antecipado que ganhei”, comemora a moradora.
Segundo Abílio, a previsão é de que até semana que vem as manilhas sejam todas trocadas e o problema seja solucionado.
quarta-feira, 10 de junho de 2015
A pedido da Prefeitura de NI, bombeiros investigam
se incêndio na Serra de Madureira foi criminoso
O Corpo de Bombeiros, em parceria com agentes da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu, realizou hoje (10), uma perícia para apurar se o incêndio que atingiu a Serra de Madureira no dia 28 de maio é criminoso. A atividade foi comandada pelo coronel Alexandre Luís Belchior dos Santos, teve início às 10h e contou com a participação de cerca de 20 homens.
O incêndio aconteceu no entorno do Parque Natural Municipal e as chamas consumiram oito hectares de mata nativa. O pedido de perícia foi feito pela Guarda Ambiental de Nova Iguaçu. De acordo com os bombeiros, o laudo será divulgado até o dia 30 de junho.
“Este mês já tivemos três incêndios em Nova Iguaçu. A partir do resultado vamos traçar uma linha de ação em conjunto com a prefeitura para atender os incêndios com mais eficácia, principalmente durante o período de estiagem, que acontece até outubro”, disse o coronel.
A subsecretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova (Semuham) Iguaçu, Cázia Angela de Vasconcelos, e o chefe do Parque Municipal, Edgar Martins, acompanharam a operação.
terça-feira, 9 de junho de 2015
Olimpíada do Conhecimento invade as oficinas
do SENAI Nova Iguaçu e Duque de Caxias
Joana Mineiro
Quarenta e nove jovens da Baixada Fluminense, alunos do SENAI, foram selecionados para disputar a etapa escolar da maior competição de educação profissional da América Latina
Nova Iguaçu e Duque de Caxias, 9 de junho de 2015
Foi dada a largada para a maior competição de educação profissional da América Latina, a Olimpíada do Conhecimento. A etapa escolar do evento começou nesta segunda, dia 8, e vai até sexta-feira, dia 12, em todo o estado do Rio. Na Baixada Fluminense, as duas unidades do SENAI, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, selecionaram ao todo 49 alunos. Durante o torneio, eles serão expostos a situações de problemas e terão que resolver as provas para se classificarem para a etapa nacional.
Sidney dos Reis, chefe de Educação Profissional do SENAI Nova Iguaçu, explicou que além de motivar os alunos, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. “O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, que orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas. A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional, e os melhores estudantes representam o Brasil no WorldSkills, competição mundial de competência profissional”, destacou Sidney.
No SENAI Duque de Caxias foram selecionados 24 jovens, entre 15 e 19 anos, alunos das ocupações de Caldeiraria, Eletricista de Manutenção, Técnico de Instrumentação e Controle, Técnico em Segurança do Trabalho e Mecânico de Manutenção. Já em Nova Iguaçu, com 25 alunos, entre 16 e 20 anos, os cursos são Segurança do Trabalho, Instrumentista Industrial, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Tornearia Mecânica, Soldagem e Mecânica de Automóveis.
Os competidores, selecionados por meio de avaliação comportamental e prova teórica, têm, entre outras intenções, mostrar suas habilidades e ser reconhecido no mercado de trabalho. Dennison Andrey Siqueira, 20 anos, é um dos que sonham com um emprego na indústria. Aluno do curso de eletricidade industrial do SENAI Caxias há um ano e meio, ele revela que está com expectativas no torneio. “Estou muito feliz por ter sido selecionado para essa olimpíada e quero crescer na minha profissão. Meu foco agora é o mundial, quero competir internacionalmente com alunos de vários países”.
A Olimpíada do Conhecimento começa dentro das escolas do SENAI, que a usa como um dos instrumentos de avaliação e aperfeiçoamento permanente das ações educativas das unidades de ensino, na busca de melhorias contínuas que garantam sempre uma formação profissional de qualidade, e o desenvolvimento em nível de excelência dos jovens que dela participam. O torneio é composto pelas etapas escolar, estadual, nacional e internacional, e em cada etapa os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Sexta-feira, dia 12, serão divulgados os nomes dos estudantes classificados para a fase estadual, que vai de 29 de junho a 3 de julho em polos espalhados pelo estado.
segunda-feira, 8 de junho de 2015
Festa de Santo Antônio interdita ruas do Centro de Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu montou um esquema especial de interdição de ruas para receber os milhares de fiéis durante a Festa de São Antônio, padroeiro da cidade. O evento acontece entre os dias 10 e 14 de junho, no Centro de Nova Iguaçu.
A portaria que estabelece o novo roteiro para o trânsito será publicada amanhã (8), no Diário Oficial. Ao todo, serão quatro pontos de bloqueio. Uma equipe com 14 agentes de trânsito e duas viaturas estará nos locais de interdição, auxiliando os motoristas. Além disso, faixas informativas serão posicionadas no entorno, comunicando sobre as mudanças.
O tráfego de veículos fica interditado a partir das 0h do dia 11 de junho até às 24h do dia 14, na Travessa Mariano de Moura, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Avenida Governador Amaral Peixoto; na Rua Doutor Barros Júnior, entre a Avenida Governador Amaral Peixoto e a Via Light; e na Avenida Governador Amaral Peixoto, entre as ruas Otávio Tarquino e Dom Walmor.
Os taxistas que fazem ponto na Avenida Governador Amaral Peixoto serão distribuídos para as ruas Otávio Tarquino, a critério da Superintendência de Operações e Controle de Trânsito.
As comemorações
Entre os dias 10 e 14 de junho os fiéis poderão participar das celebrações religiosas em devoção a Santo Antônio e da tradicional festa popular no entorno da catedral, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 2264, no Centro.
No sábado (13), Dia de Santo Antônio, acontece a missa solene, presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta. Haverá ainda missas de hora em hora, previstas para às 6h, 7h, 8h, 13h, 14h, 15h, 17h, 18h, 19h, 20h e 21h. A procissão pelas ruas da cidade será às 16h.
Serestando mostra que veio para ficar
Mais um projeto realizado no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, o Serestando já fez sucesso em sua primeira edição na última quarta-feira. Tendo como homenageado o seresteiro, Nelson Nunes, o encontro contou com a apresentação do Clube da Seresta. Vale lembrar que o projeto continua em todas as quartas-feiras do mês de junho e deve ter outras edições com outros homenageados em breve.
O secretário de Cultura, Wagner d’Almeida, abriu o evento e agradeceu a presença de todos, sempre lembrando que o Complexo Cultural é uma conquista da população e que abriga várias atividades. “Hoje é um local para trazer a família. Temos exposições, espetáculos para adultos e crianças e várias exposições, sem falar na biblioteca”, enfatiza.
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2015 e a lotes residuais (para quem caiu na malha fina) de anos anteriores. Os valores serão pagos em 15 de junho.
Leia mais em: http://g1.globo.com/ economia/imposto-de-renda/ 2015/noticia/2015/06/saiba-se- sua-declaracao-esta-no-1-lote- do-imposto-de-renda-2015.html
quinta-feira, 4 de junho de 2015
A Secretaria de Trabalho e Renda de Nova Iguaçu acaba de divulgar que a Papelaria Santos, com sede no Centro do munícipio, abriu vagas para operador de caixa, fiscal de salão, repositor, atendente e primeiro emprego.
Para as vagas de operador de caixa serão aceitos currículos de ambos os sexos e fiscal de salão as vagas são para homens entre 20 a 45 anos. Ambas as vagas exigem estar cursando ou ter concluído ensino médio e ter experiência mínima de seis meses na função. Os interessados devem comparecer no processo seletivo, que será realizado no auditório da Fundação Educacional de Nova Iguaçu (Fenig), na Avenida Governador Portela, nº 812, Centro, no dia 9 de junho (terça-feira), às 9h.
Os cargos de repositor, atendente e primeiro emprego são para ambos os sexos, não é preciso comprovar experiência e é preciso estar cursando ou ter ensino médio completo. A seleção também será realizada no auditório do Fenig, às 13h.
terça-feira, 2 de junho de 2015
MERCADÃO POPULAR DE MIGUEL COUTO SERÁ REVITALIZADO
Obra começa a partir da segunda quinzena e ficará pronta para as vendas de final de ano
Depois de 13 anos de funcionamento, o Mercado Popular de Miguel Couto vai ficar de cara nova. O anúncio da obra de revitalização total do prédio, prevista para ter início a partir do próximo dia 15, foi feito hoje (2) num encontro que reuniu o prefeito Nelson Bornier, secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Carla Neves, a presidente da associação dos vendedores do Mercadão, Antônia Vera Lucia dos Santos, que estava acompanhada de uma comissão de lojistas e os vereadores daquela região, Gerciano Luz, Renato do Mercado e Carlinhos Presidente. A obra, que será realizada com recursos próprios da prefeitura, através da arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), terá duração de cinco meses, com objetivo de fomentar as vendas de final de ano.
A reforma do Mercadão foi sugerida ao prefeito através do vereador Gerciano (PMDB), atendendo uma reivindicação antiga dos vendedores. Sua indicação foi realizada no último mês de abril, protocolada na Câmara Municipal, com o número 00000074/2014. “A reforma do Mercadão é uma reivindicação antiga dos usuários e comerciantes. Desde sua construção, o espaço nunca recebeu qualquer obra para garantir conforto e segurança aos seus usuários”, disse o vereador.
O encontro, que aconteceu no gabinete de trabalho do prefeito, teve ainda a participação do engenheiro Roberto Soares, representante da empresa RS Radier, vencedora da licitação para construção da obra. Foi ele quem detalhou o projeto elaborado através da equipe de arquitetos da Secretaria Municipal de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Semuham). A obra vai começar pelo telhado, que ganhará telhas termoacústicas para refrescar o espaço. O Mercadão terá acessibilidade, com rampas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência e idosos. Toda a parte elétrica será refeita, colocando fim nas gambiarras. A fachada do prédio e todos os 87 boxes serão padronizados. “A beleza e conforto do local é importante para quem trabalha e para quem frequenta”, assegura Bornier.
O Mercadão de Miguel Couto ficará fechado durante o período de obras. Os comerciantes venderão suas mercadorias na praça da Rua Professora Marli de Carvalho Pereira, em frente ao mercado popular. “Estamos felizes. O prefeito sempre nos atendendo no que é necessário. Foi através dele, em 2002, que o Mercadão surgiu e é através dele que será recuperado. Temos sorte de ter três vereadores moradores da região nos apoiando”, destacou a presidente da Associação dos vendedores do Mercadão, Antônia Vera.
Referência na venda de vários produtos, do vestuário a comidas típicas, o Mercadão Popular de Miguel Couto chega a receber cerca de três mil consumidores nos finais de semana. “Vem gente de todos os lugares, até de Niterói. Nosso diferencial é a qualidade dos produtos e os eventos que promovemos. Nós merecemos esta obra”, garante Antônia.
Nascido no bairro, o vereador Renato do Mercado disse que antes de ter um comércio na região, também foi feirante. “Importante a parceria entre Legislativo e Executivo, pois quem ganha é a população. Miguel Couto só tem a crescer”, disse ele. Seu colega de Legislativo, vereador Carlinhos Presidente também não escondia a alegria. “Tenho uma história com o Mercadão. Era criança quando conheci os proprietários do imóvel e acabei trabalhando com eles como feirante.
Agora, graças a atenção do prefeito, teremos um mercado popular aos moldes dos grandes centros. Sem dúvida, será um avanço para Miguel Couto, para os vendedores e para o município”, disse o vereador.
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Bebês recém-nascidos poderão passar por exames de capacidade auditiva pelo Sistema Único de saúde (SUS). Projeto de Lei 824/15, de autoria do Deputado Felipe Bornier (PSD/RJ), que obriga unidades dos sistemas de saúde pública e privada a realizarem o exame, foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, com substitutivo. A matéria segue para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Inscrições abertas para as oficinas culturais do SESI Duque de Caxias
Teatro, violão, canto e dança do ventre tem vagas para alunos a partir de sete anos. Oficinas são opção para quem busca atividades criativas na baixada fluminense
O SESI Duque de Caxias está com inscrições abertas para quatro modalidades de oficinas culturais: teatro, violão, canto e dança do ventre. Algumas turmas já começaram, mas as inscrições ficam disponíveis até preencherem a quantidade máxima de alunos. As aulas, voltadas para crianças, jovens e adultos, acontecem de uma a duas vezes por semana. No final do ano, todas as oficinas promoverão uma apresentação aberta ao público no Teatro SESI Duque de Caxias.
A idade mínima para se inscrever, em qualquer uma das oficinas, é de sete anos. Durante o curso, os participantes vão entrar no universo artístico e conhecer mais sobre interpretação teatral, expressão corporal e improvisação. A mensalidade, por oficina, é R$ 70,00 e é preciso levar a identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3X4 para se inscrever.
Mais informações sobre valores, condições de pagamento, vagas oferecidas e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (21) 3672-8369 outeatrosesi.caxias@firjan.org. br . As vagas são limitadas. Confira abaixo os dias e horários de cada oficina:
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Alunos de Nova Iguaçu comemoram 45 anos de fundação da Escola Municipal Marcílio Dias
Hoje (29) foi dia de festa para os 1250 alunos da Escola Municipal Marcílio Dias, em Vila Iguaçuana, que comemora 45 anos de fundação. A manhã teve início com os alunos expondo o resultado de um longo trabalho de pesquisa sobre a memória do patrono da escola, que durou cerca de três meses. Os estudantes se aprofundaram também no histórico da escola e o que ela representa na vida da comunidade.
O trabalho resultou em apresentações teatrais, de músicas, paródias, além da exposição de cartazes e gráficos sobre a vida e carreira do marinheiro, herói da batalha naval do Riachuelo durante a Guerra da Tríplice Aliança, e também da trajetória da unidade de ensino Marcílio Dias e o que ela contribui para o crescimento da região.
De acordo com o diretor, Pedro Fernandes Lopes, o dia é de festa, mas também de aprendizado. “Todos se empenharam muito durante a pesquisa. Eles estudaram história, fizeram entrevistas com funcionários e a comunidade e aprenderam usar ferramentas como gráficos e tabelas. Hoje, é o dia de mostrar tudo isso. Estamos muito felizes com o resultado e eles ansiosos e satisfeitos”, explica ele.
Segundo a diretora adjunta, Alzira Farias, os alunos se envolveram tanto com o trabalho, que muitos querem seguir a profissão de Marcílio Dias. “Uma das perguntas da pesquisa, era qual profissão gostariam de seguir. A maioria respondeu marinheiro, por causa da história que aprenderam”, conta.
Kauã de Sousa, 12, definiu como emocionante a história do herói brasileiro. “Vou representar um soldado na peça e durante os ensaios, aprendi muita coisa. Fiquei orgulhoso de tudo que o Marcílio Dias fez quando era vivo”, afirma o estudante o sétimo ano.
O evento contou com a presença do vereador Marcelo Nozinho, morador da região, e do secretário de Comunicação, Paulo Cezar Pereira, que representou o prefeito Nelson Bornier.
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Artista plástica de Vila de Cava ganha prêmio.
Nascida e criada no bairro Vila de Cava, zona rural de Nova Iguaçu, Gloria Gouvêa, de 52 anos, concorreu em abril deste ano com mais de 200 artistas brasileiros e da América Latina, o prêmio do Salão Nacional de Belas Artes “Rio, 450 anos de Encantos Mil”. No evento que celebrou o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, a iguaçuana ficou em terceiro lugar na categoria pintura, com a tela “Garota da Laje”, uma homenagem à mulher negra brasileira, confeccionada em uma porta velha de armário.
Gloria afirma que todas as suas obras são criadas através de matéria prima reciclada. “Para mim, o terceiro lugar vale como medalha de ouro. Não esperava ganhar. Fui sem nenhum recurso e com muita dificuldade. Os outros artistas tinham trabalhos espetaculares. Estou muito feliz”, conta ela.
A tela ganhadora, assim como os demais trabalhos inscritos no concurso, ficaram expostos na sede da Sociedade Brasileira de Belas Artes, na Lapa, entre 26 de março a 9 de abril, dia do resultado final. Agora, com a tela em mãos, Gloria luta para viver da sua arte na Baixada Fluminense. “Há muitos anos estou arrastando a arte em Nova Iguaçu. Já ganhei prêmios na Região dos Lagos e Paty do Alferes. Mas na minha cidade, fico no anonimato”, afirma.
Com a obra prima sendo extraída das ruas, Gloria transforma pneus, garrafas, tecidos, caixotes de feira e móveis velhos em quadros, esculturas, vasos e enfeites. Há 34 anos fazendo arte sustentável, ela já retirou toneladas de lixo das ruas, contribuindo ainda com o meio ambiente. “Aos 18 anos fiz minha primeira obra com tinta que minha irmã achou no lixo. A tela usada foi o fundo de uma gaveta velha. Daí em diante, aprimorei minha técnica e continuo usando materiais que as pessoas descartam. Hoje, meu ateliê está cheio de pneus. Estou com uma grande inspiração e trabalhando muito com isso”, explica.
Gloria Gouvêa também é procurada para a confecção de cartazes e letreiros de lojas e igrejas, por exemplo. Seus trabalhos ficam expostos no ateliê, localizado na Rua Bayron Dori de Almeida, nº 472, em Vila de Cava. Para viver, a artista divide seu tempo como recepcionista de uma empresa de segurança, que está afastada por conta de uma cirurgia. “Meu sonho é dedicar todo o meu tempo para a arte. Mas antes disso, quero conscientizar as pessoas sobre a causa ambiental. Uma simples atitude pode gerar um grande desastre ecológico. Esta é a minha luta”, conclui.
Fotos: Thiago Loureiro
terça-feira, 26 de maio de 2015
Curso capacita 105 assistentes sociais e psicólogos em Nova Iguaçu
A prefeitura de Nova Iguaçu iniciou ontem (25) o curso de qualificação CapacitaSUAS. Destinado para profissionais da Assistência Social, a atividade tem como objetivo capacitar gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para implementação de planos estratégicos desenvolvidos pelo governo. Ao todo, 105 profissionais dos municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Mesquita participam do curso.
A formação é gratuita e será desenvolvida até sexta-feira (29), no Centro Social São Vicente, em Nova Iguaçu. O curso é ministrado pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fátima Valéria Ferreira de Sousa, e todos os participantes receberão certificado da instituição de ensino após conclusão.
A secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu (Semas), Cristina Quaresma, comemora o fato de Nova Iguaçu ser a primeira cidade a recepcionar o CapacitaSUAS na Baixada Fluminense. “É um grande momento da Assistência Social. A atividade vai oportunizar aos gestores, trabalhadores e conselheiros da área o acesso à qualificação, aos conhecimentos e aos conteúdos atualizados”, avalia Quaresma.
A abertura contou com a presença da secretária e subsecretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Cristina Cosentino e Nelma Azeredo, respectivamente; subsecretária da Semas de Nova Iguaçu, Cristiane Lamarão e da representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Patrícia Villas Boas.
sexta-feira, 22 de maio de 2015
A Procuradoria da República no Município de São João de Meriti celebrará oficialmente, hoje, 22 de maio, às 15h, a inauguração de sua nova sede, na Avenida Automóvel Clube, 2435 em Vilar dos Teles. A inauguração terá a presença do procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio de Janeiro, Lauro Coelho Junior, e diversas autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
hoje sexta-feira (22), conselheiros municipais, profissionais de saúde, gestores e a sociedade em geral vão se reunir no auditório da Universidade Iguaçu (Unig) durante a X Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, o encontro contará com a participação secretário de Estado de Saúde Felipe Peixoto e do secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Nota.
O prefeito de Paraty, no sul do estado do Rio, Carlos José Gama Miranda (PT), foi baleado, na noite de ontem (19), quando deixava o prédio da prefeitura. O funcionário público Sérgio José, que estava com o prefeito, também foi baleado. As balas pegaram de raspão na cabeça das duas vítimas. As informações foram divulgadas em nota oficial da prefeitura.
O prefeito de Paraty, no sul do estado do Rio, Carlos José Gama Miranda (PT), foi baleado, na noite de ontem (19), quando deixava o prédio da prefeitura. O funcionário público Sérgio José, que estava com o prefeito, também foi baleado. As balas pegaram de raspão na cabeça das duas vítimas. As informações foram divulgadas em nota oficial da prefeitura.
Foto: Thiago Loureiro
Carros e motos apreendidos em
Nova Iguaçu vão a leilão em junho
O proprietário que teve seu veículo removido, apreendido ou recolhido ao Depósito Público da Prefeitura de Nova Iguaçu, no bairro Botafogo, por algum tipo de infração, deve correr o mais rápido possível para resgatá-lo, desde que faça o pagamento dos débitos com o Detran, bem como o ressarcimento das despesas de reboque, diárias de estadia e outros encargos.
É que no dia 19 de junho todos os 245 veículos – 29 carros e 216 motos -, serão submetido a leilão no Cadeg, na Rua Capitão Félix, 110, sobreloja, em Benfica, no município do Rio de Janeiro.
O Depósito Público Municipal será aberto a visitação pública nos dias 16, 17 e 18 de junho para quem estiver interessado em arrematar algum veículo.
O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, explicou que a falta de pagamento no prazo de 90 dias, dos débitos relativos ao IPVA e todos os desdobramentos que lhes são agregados, tais como mora, seguro DPVAT, taxa Dad e Licenciamento Anual junto ao Detran, além de multas, resultará na alienação do veículo, em leilão público.
Os veículos que serão leiloados têm em média dez anos de uso, sendo que a maioria, cerca de 70%, já virou sucata por conta da exposição ao tempo por mais de três meses.
terça-feira, 19 de maio de 2015
Os Mercenários 2
O prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, ainda não tomou nenhuma medida concreta, para esclarecer irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado ( TCE-RJ), envolvendo mais de 7,5 milhões do Fundo Municipal de Educação. Por conta disso foi multado em 6.779,75, uma "mixaria" para ele.
Divulgação.
O Sistema FIRJAN realizará, na próxima quinta-feira, 21 de maio, o Fórum SESI Qualidade de Vida para a Produtividade na Indústria, reunindo especialistas internacionais sobre o tema. O evento visa disseminar conhecimento sobre promoção da saúde do trabalhador e a importância da qualidade de vida como forma de aumentar a produtividade e a competitividade das empresas.
O Sistema FIRJAN realizará, na próxima quinta-feira, 21 de maio, o Fórum SESI Qualidade de Vida para a Produtividade na Indústria, reunindo especialistas internacionais sobre o tema. O evento visa disseminar conhecimento sobre promoção da saúde do trabalhador e a importância da qualidade de vida como forma de aumentar a produtividade e a competitividade das empresas.
O evento é gratuito, tem vagas limitadas e terá tradução simultânea. Inscreva-se pelos telefones: 0800 0231 231 e 4002 0231. Para tirar dúvidas, entre em contato pelo e-mail faleconosco@firjan.org.br.
EVENTO: FÓRUM SESI QUALIDADE DE VIDA PARA A PRODUTIVIDADE NA INDÚSTRIA
DATA: QUINTA-FEIRA, 21 DE MAIO
HORÁRIO: 08:30 ÀS 16:00
LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DO SISTEMA FIRJAN – AV. GRAÇA ARANHA, NÚMERO 1, 2º ANDAR - CENTRO RIO DE JANEIRO
INSCRIÇÕES: 0800 0231 231 E 4002 0231
segunda-feira, 18 de maio de 2015
Chapeleiro maluco de Mesquita esconde "Cidade limpa com Educação" para de baixo do chapéu.
Muitos são os problemas enfrentados pela Secretaria de Educação de Mesquita. Não é de hoje que os alunos da rede municipal não recebem merenda de qualidade. Mas as dificuldades vão muito além do cardápio do almoço servir pão e suco em pó.
Um exemplo, e que vem se agravando, é a falta de professores. Está virando rotina o período regular das aulas não ser cumprido em terras mesquitenses. Quem passa por volta das 10h na Praça do Cosmorama, vai se deparar com alunos da Escola Municipal Deoclécio Dias Machado Filho de bobeira. Eles, nada fazem por lá. E segundo a direção da escola, faltam professores. Enquanto isso, um horário que deveria ser produtivo, voltado para a capacitação e crescimento dos nossos jovens, está sendo jogado literalmente no lixo. E isso vem se repetindo em outras unidades escolares, administradas pela prefeitura.
Enquanto isso, o prefeito Gelsinho Guerreiro, muito se dedica na pintura do seu slogam “Cidade Limpa com Educação”. Realmente os muros, postes e meio-fio agradecem a maquiagem. Mas a Educação foi esquecida na cidade mais jovem da Baixada Fluminense.
Nova Iguaçu atende 1200 pessoas em 7 horas
durante ação social no no Parque das Palmeiras
Os presentes puderam se cadastrar em programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Cadastro Único, Bolsa Família, além de isenções para emissão de documentos, todos de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social. Houve ainda inscrição para aulas gratuitas de capoeira, teatro, dança, informática, Jiu jitsu e Educação Física, oferecidas na Praça Santos Dumont, no Centro. A Subsecretaria dos Diretos da Pessoa Com Deficiência marcou presença com orientação jurídica, vale social, banco de cadeiras de rodas, esportes adaptados e o Minha Casa Minha Vida Especial. Serviços de embelezamento, das secretarias de Saúde, Trabalho e Renda e Meio Ambiente também estavam sendo oferecidos.
A atividade, que já percorreu vários bairros da cidade, visa oferecer os serviços da prefeitura em um único espaço, facilitando assim a vida das pessoas que não dispõem de tempo durante a semana ou possibilidade de se deslocar até a sede das secretarias do município.
Assinar:
Postagens (Atom)